Academia Orquestra de Ouro Preto abre edital para seleção de percussionistas



Inscrições estão abertas até 25 de maio para músicos com idade entre 18 e 28 anos

Uma nova oportunidade está lançada para jovens músicos se integrarem aos alunos da Academia Orquestra Ouro Preto. Dessa vez, são duas vagas para percussionistas com idade entre 18 e 28 anos (completados até 1º de maio/2020) desenvolverem seus talentos por meio da prática orquestral. As inscrições estão abertas até o dia 25 de maio e o edital com as instruções e o formulário de inscrição estão disponíveis no site http://www.orquestraouropreto.com.br.

Em função da quarentena não haverá audições presenciais. Os candidatos devem enviar a documentação solicitada junto a um vídeo com gravação do repertório exigido e um depoimento sobre a experiência com os instrumentos.

A Academia Orquestra Ouro Preto, que é patrocinada pela SulAmérica e tem o apoio do Sesc, propõe desenvolvimento técnico de músicos que já possuam conhecimento em seu instrumento, para emergir na prática da música em conjunto, a partir do conceito de excelência e versatilidade que tem dado destaque à própria formação principal. Além disso, propõe trabalhar a ansiedade na performance, os conceitos de musicalidade e sonoridade específica da percussão; ferramentas didático-pedagógicas para músicos e professores; o desenvolvimento de repertório específico da Orquestra Ouro Preto; e a formação de uma “rede de comunicação e desenvolvimento” entre os participantes.

Os dois jovens aprovados receberão uma bolsa no valor de R﹩700 e se juntarão aos 28 bolsistas que integram o corpo artístico, que, neste período de quarentena, têm recebido aulas por meio da plataforma de ensino a distância, com ensaios semanais.

“Desenvolvemos um sistema próprio de ensino a distância para os alunos da Academia continuarem seus estudos. Eles gravam o material, mandam para os instrutores e esses retornam com as avaliações. As bolsas continuam sendo pagas e esse contato tão rico entre alunos e instrutores tem permanecido”, destaca o Maestro Rodrigo Toffolo.

Logo que a pandemia apareceu, a Academia Orquestra Ouro Preto elaborou um plano de ação para que as atividades não fossem interrompidas. O novo formato, a Academia Digital, permitiu que o contato entre professores e alunos continuasse para a prática orquestral.

Com orientação dos professores, o primeiro vídeo lançado foi uma releitura do naipe de violoncelos do rock “Nothing Else Matters “, da banda inglesa Metallica. Do naipe de contrabaixos, a surpresa veio em um inusitado vídeo animado entoando a trilha do filme “A Pantera Cor de Rosa”.

Acompanhe essas e outras novidades no canal do YouTube e nas redes sociais da Orquestra Ouro Preto.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Fisioterapeuta orienta pais e cuidadores de pessoas com deficiência intelectual em tempos de pandemia

Artigo Anterior

Live 'Samba Prime em Casa' apresenta show do 'Revelação' com participações de grandes nomes do samba e pagode

Relacionados