Minas Gerais: Barbacena adotará lockdown na região central da cidade



Foto: Prefeito de Barbacena, Luis Álvaro | Crédito: Divulgação Prefeitura de Barbacena 


Órgãos de segurança irão ampliar barreiras nos principais acessos das vias centrais e será inaugurado neste sábado, 9, posto estratégico da Vigilância Sanitária.

A Prefeitura Municipal de Barbacena anunciou na sexta-feira, 08, que adotará a partir de hoje, sábado, 09, novas medidas restritivas de circulação de pessoas, sobretudo de veículos, nas principais vias de acesso a região central da cidade. Na quarta-feira, 06, com o objetivo de diminuir aglomeração e movimentação, a Prefeitura determinou o fechamento da área central. Os moradores têm livre acesso, porém os motoristas que furarem o bloqueio com seus veículos estão sujeitos a sanções cabíveis.

Desde a segunda-feira, dia 4, está em vigor o Decreto Municipal Nº 8.649, que “Dispõe sobre uso obrigatório de máscaras ou outros equipamentos de proteção.” De acordo com o novo documento passa a ser obrigatório, a partir daquela data, o uso de máscaras, a todas as pessoas que estiverem ou fizerem uso de espaços públicos e comuns, enquanto perdurar a pandemia. Tais medidas são essenciais para conter o avanço da doença na cidade. O município tem atualmente 18 casos confirmados de Covid 19, 507 suspeitos, dois óbitos confirmados e um em análise até o presente momento. A rede hospitalar do município conta com 31 leitos exclusivos para receber pacientes do coronavírus. Mas, o que mais preocupa as autoridades municipais é o fato de que Barbacena atende a uma demanda na área de 51 municípios, onde vários deles não tem UTI. Somente a microrregião é composta por cerca de 15 cidades, com uma população estimada de 250 mil habitantes.

Com o objetivo de levar mais informações à população, amanhã será inaugurado, no Centro, um posto estratégico da Vigilância Sanitária, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesap), que irá trabalhar em conjunto com o Setor de Concessões. O posto estratégico será instalado na rua XV de Novembro, esquina com rua 1º de Maio e trabalhará na fiscalização do comércio e também na orientação as pessoas. O local servirá também para receber denúncias sobre infrações com relação às medidas municipais de enfrentamento ao novo coronavírus.

Caso a Prefeitura não adote as medidas restritivas, o município corre o risco de entrar em colapso, numa eventual proliferação e agravamento da doença, tal fato levaria a uma corrida por leitos de Covid. Com tais medidas, Barbacena, em uma ação imediata e de altíssima responsabilidade por parte do Poder Público Municipal, em conformidade e consonância com orientações e protocolos dos órgãos Estadual e Federal de saúde, passa a ser um dos primeiros municípios do Estado a adotar ações objetivas, necessárias e urgentes, no sentido de diminuir os riscos de contaminação pelo novo coronavírus na cidade e na região.

Todo o trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde – Sesaps, com o apoio da Sutrans, Guarda Municipal e demais secretarias.

De acordo com o prefeito Luis Álvaro: “após uma série de estudos, projeções e recomendações de técnicos e profissionais da saúde, respaldados por orientações das autoridades civis e militares que integram o combate ao coronavírus da macrorregião de Barbacena, decidimos recorrer a medidas mais rígidas para o isolamento social. Temos informações que comprovam que o nível de isolamento social reduziu no município, refletindo assim no aumento do número de casos de suspeitos e confirmados. Temos que ter responsabilidade com a vida das pessoas e ao mesmo tempo com a economia do município.”

Diretoria de comunicação

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Uma nova “expressão” vem causando terror e gerando bastante dúvida nos Brasileiros. O agora “tão famoso” LOCKDOWN.

Artigo Anterior

Cuidados: Pesquisa aponta população da Grande BH com medo do coronavírus e dos irresponsáveis

Relacionados