Doenças circulatórias aumentam no inverno

0
311

Entenda como a saúde vascular pode ser afetada pelas temperaturas baixas

Com a chegada do inverno no Brasil, é comum aumentar as queixas relacionadas a saúde vascular em consultórios médicos. Isso acontece porque o frio pode produzir diversos efeitos no corpo. Portanto, principalmente no momento atual com a pandemia da Covid-19 e a necessidade de evitar sair de casa, os cuidados com a saúde no inverno devem redobrar.

Quando se trata do sistema circulatório, durante as épocas mais frias do ano acontece a vasoconstrição. O médico angiologista e cirurgião vascular, Guilherme Jonas, esclarece que esse termo se refere a contração dos vasos sanguíneos. “Esse é um mecanismo de defesa que tem como objetivo manter o corpo aquecido para lidar com o frio. Em contrapartida, com o espaço menor entre os vasos sanguíneos, fica mais difícil para o sangue circular e chegar corretamente na partes extremas do corpo, como as pernas e pés”, explica.

Ou seja, a partir disso, podem surgir algumas doenças relacionadas ao sistema circulatório. “Sem a circulação correta do sangue, aumentam as chances de desenvolvimento da trombose ou da doença arterial periférica, por exemplo. Além disso, para quem já sofre com doenças como hipertensão ou alguma outra doença cardiovascular, os riscos de agravamento também aumentam”, destaca o médico.

Por isso, com a chegada do inverno é necessário redobrar a atenção e intensificar a rotina de exercícios físicos para evitar o surgimento ou agravamento de qualquer transtorno do gênero. “Com o frio é mais difícil manter a animação para fazer exercícios. Mas é preciso pensar que eles são essenciais para manter a saúde. Então, invista em uma rotina com pelo menos 40 minutos de exercícios e alongamentos ao longo do dia”, orienta.

Principalmente com a pandemia da Covid-19, Guilherme faz o alerta para quem está em isolamento social. “Lembre-se de sempre levantar um pouco e alongar as pernas, as mãos e os braços para que o sangue circule com facilidade. E use o que estiver disponível em casa para auxiliar nos exercícios, como escadas, quintal e, até mesmo, durante os momentos de faxina em que os corpo pode ficar ainda mais em movimento”, indica.

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.

Artigo anteriorÉ possível viver melhor com menos?
Próximo artigoFintech mineira adere ao PIX
Editor e fundador do Jornal Brasil Agora [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ________________________________________________________________________ Diretor do 'Grupo Conteúdo' - Agência de Notícias | Publicidade & Marketing Digital. Siga o Instagram e leia outras matérias e artigos no perfil:@felipe_jesusjornalista. ________________________________________________________________________ Gestor Adv. - | FJ - Escritório de Assistência Jurídica - EAJ |. Membro da "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE-OAB) ________________________________________________________________________ Formado em Jornalismo pela (Faculdade - FESBH), Publicidade & Propaganda (Instituto Politécnico de São Paulo), Relações Públicas (Universidade UIB/EUA), Teólogo (Faculdade ESABI/BH-MG), Sociologia (Faculdade Polis das Artes/SP), Economia (Universidade USIP), Bacharel em Direito (Universidade - UNIESP/FACSAL-BH/MG) e Ms. em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Univ. UEMC/Espanha). ________________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui