Anvisa retira condição para doação de sangue de homens gays

0
186

Após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revogou a resolução que impossibilitava homens, os quais tiveram relação sexual com outro homem dentro de 12 meses, de doar sangue.

Depois do entendimento da Suprema Corte, entidades LGBT+ se manifestaram no próprio STF que, mesmo com a decisão, a Anvisa enviou um ofício para orientar os hemocentros do País continuar com a restrição para a doação.

Como justificativa, o órgão normativo informou que as regras seriam mantidas até a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestasse sobre o assunto.

O caso foi julgado em plenário pela primeira vez em 2017. No entanto, só foi concluído em maio deste ano. Favoráveis a revogação da restrição os ministros Edson Fachin, Luiz Fux, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, apenas Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes se posicionaram favoravelmente à doação.

Artigo anteriorDicas B.A: 5 coisas que você deve saber sobre a alimentação do seu pet
Próximo artigoAdvogado trabalhista explica como funciona o Aviso Prévio
[ Jornalista e Editor do Brasil Agora - em BH/MG] - Graduação: Jornalista (FESBH), Teólogo (F.ESABI), Sociólogo e Letras (F.Polis das Artes) e Economista (UNIP). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (Universidade Europeia Miguel de Cervantes/UEMC), Doutorado Prof. em Ciências Sociais e Políticas (USIP) e atualmente cursa Direito (UNIESP-BH). Apaixonado por música, colabora no "CulturalizaBH/Portal UAI" e na "TV Balcão" com a coluna "Crítica Musical" falando sempre sobre álbuns, coberturas de shows e etc. Tem como hobbie comprar CDs e também vinis. É também apaixonado por Sociologia, tanto que de sua graduação em Ciências Sociais: Sociologia, se tornou colunista de Opinião & Comportamento do portal da "RedeTV!" e "Rondônia Digital" e desta coluna, nasceu o "E-book: Sociedade Conectada: a Influência da Internet no Cotidiano". Da Economia, área ao qual foi repórter e sub-editor, se tornou colunista no "Divulga Gerais" após sua graduação em Ciências Econômicas: Economia. É colaborador de Jornais/Portais de Notícias, Diretor do Grupo Conteúdo - Agência de Notícias - Sites e também editora e assina matérias em alguns jornais de Minas Gerais e do Brasil. A escrita é sua maior base e paixão no Jornalismo. [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui