É possível conciliar maternidade e carreira profissional na quarentena?



Mãe e empresária destaca os principais desafios desse período e dá dicas para se organizar melhor

Em época de pandemia, todos estão sofrendo com diversos desafios relacionados ao isolamento social e a Covid-19. Para as mães que são empreendedoras, as dificuldades podem ser ainda maiores. Com as escolas fechadas e os filhos dentro de casa, cuidar dos pequenos e do próprio negócio ao mesmo tempo pode ser uma tarefa quase impossível.

Por isso, encontrar meios de lidar com a situação é importante para que essas mães consigam manter a renda e cuidar dos filhos ao mesmo tempo. Bruna Rezende, empresária que já atuou como educadora infantil e, atualmente, se dedica a sua própria empresa, sabe bem como é essa situação. Para ela, o período atual tem sido um dos mais complicados em relação a conciliar maternidade e empreendedorismo.

Bruna explica que o maior desafio para ela e outras mães que conhece tem sido a adaptação das crianças com a nova rotina. “Para muitas mães empreendedoras, o home office já era uma realidade antes mesmo dessa pandemia. O problema é que, normalmente, utilizamos o período escolar dos pequenos para colocar a casa em ordem, lidar com as vendas e outros processos burocráticos que cada negócio exige. Agora, temos que lidar com as crianças em casa 24h por dia com cuidados redobrados, já que ficando apenas em casa elas podem ficar mais agitadas”, relata.

Como conciliar as duas coisas?

Para as mães, saber lidar com a maternidade e o próprio negócio ao mesmo tempo tem sido um dos principais desafios da quarentena. Porém, Bruna garante que algumas atitudes têm facilitado o trabalho em casa, além de deixar a quarentena mais leve para si mesmo e o filho. Confira as principais dicas da empresária:

Rotina: assim como em um período normal, uma rotina bem organizada faz toda a diferença para o trabalho e os pequenos. Estabeleça um horário para a criança estudar – conforme os dias de aula normal – brincar, descansar e outros. O horário de descanso e televisão, por exemplo, podem ser os ideais para se concentrar em tarefas importantes do trabalho. Assim, o pequeno poderá se acostumar aos momentos em que precisa ficar mais calmo para você colocar as tarefas em dia.

Separe vida pessoal e profissional: mesmo com todas as preocupações acerca da vida financeira, não esqueça de separar um momento apenas para o seu filho, diga quanto o ama, mantenha ele por perto e brinque nas horas vagas. Isso é importante para que a criança fique menos ansiosa e agitada, já que a quarentena também é difícil para elas. E quanto a vida profissional, separe um canto específico em casa e explique que precisa se concentrar e, quando estiver lá, ele deve esperar um momento até que possam voltar a brincar.

Não se culpe pelos dias mais difíceis: durante a quarentena, todos têm enfrentado um desafio grande em diversos aspectos da vida. Para quem é mãe e chefe de família, as responsabilidades se tornam ainda mais pesadas. Portanto, é importante perceber que alguns dias serão mais complicados e nem tudo vai sair perfeito.

Fonte: Bruna Rezende, pedagoga, pós-graduada, possui 13 anos de atuação com educação infantil. Há quase cinco anos decidiu empreender e há dois anos abdicou totalmente da escola para focar em seu próprio negócio, a Formidável Joias, e para ficar mais tempo com o filho de 5 anos.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Mães criam grupo para se recolocarem no mercado de trabalho

Artigo Anterior

Quarentena é oportunidade para estreitar relação entre pais e filhos

Relacionados