Lady A (ex-Lady Antebellum) processa cantora negra com o mesmo nome



Foto:Rolling Stone

A banda de Pop/Country Lady Antebellum recentemente mudou de nome para Lady A, retirando um termo que é associado à história dos Confederados nos EUA e portanto é enxergado com uma conotação racista.

Isso porque “antebellum” é traduzido para algo como “antebélico”, ou seja, de antes da guerra. A implicação que isso trazia é de um sentimento saudosista associado à época na qual a escravidão era normalizada no país.

Acontece que, logo depois disso acontecer, uma cantora negra chamada Anita White se pronunciou devido ao fato de usar o pseudônimo Lady A pelos últimos 20 anos em suas apresentações e pediu para que o trio desistisse da ideia.

A banda chegou até a anunciar que havia chegado a um acordo com Anita, mas como informa a CoS, a cantora de blues de 61 anos não estava satisfeita com os termos e sentiu que estavam tentando “apagá-la” ao anunciar isso sem a aprovação completa dela.

Portanto, o caso chegou à Justiça. Segundo as informações, Anita estaria pedindo uma quantia de US$10 milhões para que a banda use o nome; esta alega que tem o termo “Lady A” registrado oficialmente desde 2010, algo que foi comprovado por documentos recebidos pela Billboard.

O trio reforça em um comunicado que não quer impedir Anita de usar o nome Lady A, e sim possibilitar a coexistência de ambos. Você pode ler a nota na íntegra a seguir.

Comunicado da banda Lady A

Hoje estamos tristes em compartilhar que a nossa esperança sincera de nos juntarmos a Anita White em união e propósito em comum acabou. Ela e sua equipe demandaram um pagamento de US$10 milhões, então relutantemente nós chegamos à conclusão de que precisamos pedir a uma corte que afirme o nosso direito de continuar a usar o nome Lady A, uma marca registrada que temos há muitos anos.

Foi com o coração mexido e muita reflexão nos nossos próprios pontos cegos que decidimos anunciar algumas semanas atrás que estávamos deixando pra trás a palavra ‘Antebellum’ de nosso nome e seguindo em frente usando apenas o nome que muitos de nossos fãs já usavam para se referir a nós. Quando soubemos que a Sra. White também se apresentava sob o nome Lady A, tivemos discussões de coração aberto com ela sobre como poderíamos todos nos juntar e fazer algo especial e belo desse momento.

Nós nunca sequer pensamos na ideia de que ela não deveria também poder usar o nome Lady A, e nunca iremos — a ação de hoje não muda isso. Ao invés disso, nós compartilhamos nossas histórias, ouvimos um ao outro, rezamos e passamos horas no telefone e por mensagem escrevendo uma música sobre essa experiência conjunta. Nós sentimos que havíamos sido colocados próximos por uma razão e víamos isso como uma forma de viver o chamado que nos levou a fazer essa mudança em primeiro lugar.

Estamos desapontados que não poderemos trabalhar em conjunto com Anita por esse propósito maior. Ainda estamos comprometidos em nos educar, educar nossas crianças e fazer a nossa parte para lutar pela justiça racial que é tão desesperadamente necessária no nosso país e ao redor do mundo. Apenas demos os primeiros pequenos passos e iremos priorizar a igualdade racial como um pilar chave do trabalho do LadyAID, especificamente no sentido de apoiar e empoderar os nossos jovens.

Esperamos que Anita e os conselheiros que ela ouve atualmente mudem de pensamento sobre sua abordagem. Podemos fazer muito mais juntos do que nessa disputa.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Qualidade & Bom Som: Fernanda Takai lança novo álbum ‘Será Que Você Vai Acreditar?’

Artigo Anterior

Título oficial do novo albúm de Katy Perry é revelado; confira

Relacionados