Verdemar inova e cria cabine de desinfecção de carrinhos



O Verdemar disponibilizou em todas as suas lojas um sistema inovador para desinfecção de carrinhos. Trata-se de uma cabine na qual o carrinho passa pelo processo de limpeza, tornando mais seguro o contato das mãos durante as compras. Além disso, como parte do processo, um dispenser de álcool em gel é disponibilizado para incentivar o cliente realizar a própria assepsia das mãos enquanto aguarda a conclusão da higienização do carrinho.

Ivana Macedo, gerente de qualidade de rede, destaca que a ideia é pioneira no Estado. “O conceito foi desenvolvido pela equipe de qualidade do próprio Verdemar. O processo de criação durou 20 dias, fizemos alguns protótipos até chegar à versão final da cabine, que está nas lojas. Muitas outras redes, inclusive, estão nos procurando e fazemos questão de compartilhar o conhecimento, pelo bem de toda a sociedade”, conta a gestora.

A cabine ainda possui uma função extra: a substância utilizada para a limpeza, o quaternário de amônio associado com a biguanida, combinação utilizada também em hospitais, ao ser distribuída pelo carrinho, cai no chão em que o cliente pisa e acaba por higienizar também a sola do calçado. “Dessa forma, minimizamos a possibilidade de levar vírus para dentro das lojas”, conclui Ivana.

A criação do sistema vem na esteira de diversas outras medidas tomadas rapidamente pelo Verdemar desde o início da pandemia. A rede foi a primeira em Belo Horizonte a instalar acrílicos nos caixas e sinalização no piso com orientações de distanciamento social, disponibilizar face shields para os funcionários em loja, além de tornar obrigatório o uso de máscaras por todos no interior das lojas. Além disso, reservou a primeira hora de funcionamento, de segunda a sábado, para atendimento exclusivo a clientes com 60 anos ou mais. Há controle rigoroso do número de clientes em compras e vários pontos de álcool em gel pelos corredores. A desinfecção do piso em todas as lojas é feita duas vezes por semana com empresa especializada. Para proteger os funcionários, a rede afastou todos que pertencem a algum grupo de risco, realiza treinamentos constantes sobre boas práticas e ações protetivas, e adotou escalas de revezamento nos refeitórios. São medidas que garantem que todos, clientes, parceiros e funcionários, estejam seguros.

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