Moradores protestam contra corte de árvores em Governador Valadares



corte de árvores na Avenida Engenheiro Roberto Lassance, no Bairro Vila Isa, em Governador Valadares, é o assunto do momento nas redes sociais entre os internautas da cidade. A maioria reclama do corte e faz duras críticas à prefeitura, acusando os gestores de praticarem crime ambiental. Alegam que a cidade registra altas temperaturas e a sombra das árvores ameniza o calor. Há quem defenda, mas a maioria condena a medida. Muitas fotos são postadas nas redes sociais, mostrando o antes e o depois da avenida.

O corte foi feito na semana passada, no canteiro central da avenida, entre a Rua Bezerra de Araújo e a Avenida Ibituruna. O empresário José Altino Machado é um dos mais insatisfeitos com os cortes. Ele sempre “compra briga” em defesa das árvores. Filho de família tradicional e pioneira em  Valadares, ele e outros líderes introduziram na cidade, nos anos 1960, centenas de mudas de Oiti, a árvore que predomina nas ruas, em número estimado de 180 mil pés.

Zé Altino, como é conhecido, esteve na avenida onde aconteceram os cortes. “Homem que não tem fé, não gosta de criança, não gosta de cachorro e não gosta de árvores é melhor a gente se afastar dele”, disse, desolado. Ele afirmou que não vai desistir de continuar lutando por uma cidade verde.

Mas não foi só o corte das árvores que gerou insatisfações. O canteiro central da avenida avançou sobre uma passagem para a Rua Bezerra de Araújo e agora obriga os motoristas a irem até a Avenida Ibituruna para fazer o retorno. Um borracheiro que fica bem próximo da esquina da Rua Bezerra de Araújo com a Avenida Roberto Lassance parecia estar insatisfeito com tudo. Ele não quis se identificar. “Pra que falar meu nome? Isso não muda nada. A prefeitura faz o que ela quiser. Quem sou eu pra impedir? Se nem os grandes que reclamaram foram ouvidos, imagine eu, um simples borracheiro”, disse, indignado.

Maury Coelho de Paula é um dos grandes a quem o borracheiro fez referência. Ele é dono de uma grande loja de pneus para caminhões na Rua Bezerra de Araújo. Disse que a extensão do canteiro fechando a entrada para a rua onde está a sua loja vai obrigar os caminhões a fazerem várias manobras no fim da rua. “Caminhoneiro não gosta de fazer muitas manobras”, disse, preocupado com o acesso dos caminhões ao seu comércio. Disse que reclamou com a prefeitura e foi muito bem atendido. “Disseram que iam tocar a obra, avaliar possíveis problemas e resolver mais adiante”, disse.

Sobre o corte das árvores e intervenções na Avenida Engenheiro Roberto Lassance, a prefeitura explicou que está executando um projeto de revitalizaçãono local, cujo objetivo é criar para os moradores uma área de lazer, ciclofaixa, espaço pra caminhadas e outras melhorias. “Em princípio, esse seria um projeto sem corte de árvores, mas como notamos que muitas estavam em situação de risco, com tempo de vida comprometido e até prejudicando outras árvores ao redor, tivemos que optar pela mudança dessa vegetação para conseguirmos recuperar o paisagismo da avenida”, informou prefeitura em nota.

A prefeitura também informou que as equipes que trabalham na obra vão substituir as árvores doentes por novas mudas, com tamanho entre 2 e 3 metros de altura na fase adulta, criando espaços verdes de diferentes espécies e cores variadas. A nota informa que “vai ficar bonito, assim que a obra terminar, a população vai poder conferir isso de perto”.

O corte de árvores na cidade não está sendo feito de forma indiscriminada como muito afirmam, alega a prefeitura. “Foi feito um diagnóstico fitossanitário das árvores da região central de Governador Valadares. Tal diagnóstico indicou a necessidade de poda ou corte com substituição de árvores que apresentavam algum risco de queda. A Secretaria de Obras já plantou cerca de 20 mil mudas em Governador Valadares e vai plantar outras 10 mil mudas até o final deste ano. Canteiros como da Avenida Moacyr Paleta, Avenida JK, margens da BR-116 e diversas praças da cidade foram revitalizadas e já estão florindo.” 30

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Sem Auxílio Emergencial e Renda Brasil, PIB ‘perderá’ até 2,4 pontos percentuais em 2021, diz consultoria

Artigo Anterior

São Paulo: Homem joga notas de R$ 50 no mar durante festa em barcos de luxo no litoral de SP; veja o vídeo

Relacionados