Pele no verão: Protetor solar e hidratação devem ser sempre prioridades



Rosto e lábios são mais propensos a ressecar, mas outras áreas também necessitam atenção

Sol, calor e pele. Combinações que se não forem feitas com moderação, podem trazer danos complicados. Esquecer da necessidade de reaplicação do protetor solar no rosto e no corpo ao se expor ao sol e da hidratação dos lábios são erros comuns entre as pessoas. Agora, é hora de avaliar as consequências desses maus hábitos e se livrar deles de uma vez por todas.

Não adianta apenas passar o protetor solar, se não for a quantidade necessária, o efeito será quase nulo. A dermatologista Ana Vitória Perecini alerta: “Você pode aplicar o protetor com FPS 30 e obter eficácia bem inferior, caso não aplique de forma abundante e uniforme na pele! A maioria das pessoas aplica pequenos montantes ou ‘’uma ponta de dedo’’, mas o recomendado são dois miligramas por centímetro quadrado de pele, o que equivale a cerca de 1 colher de chá para cada região do corpo. Portanto, nada de economizar no produto. Lembre-se que o protetor solar é o melhor anti-idade que existe!”

Além disso, muitas pessoas esquecem de algumas regiões na hora da aplicação do protetor e acabam torrando nessas partes. “As costas, orelhas, mãos, por dentro das pernas, o peito dos pés, enfim todos esses lugares necessitam proteção com o uso do filtro solar’’, completa Ana Vitória.

Está sem sol? O protetor continua sendo obrigatório. Os raios ultravioleta, dos quais estamos nos protegendo quando usamos filtros solares, estão presentes mesmo nos dias sem sol! “Em excesso, esses raios podem causar danos, como o desenvolvimento do câncer de pele, além do envelhecimento precoce’’, pontua a Dr Ana Vitória.

Outras regiões do corpo também requerem atenção. Os lábios são sensíveis ao calor extremo e podem rachar. Existem várias opções de hidratantes labiais efetivos, para vários tipos de bolsos. Ter um à mão é uma boa pedida. E lembre-se de verificar se o hidratante possui também o fator de proteção solar, o que é ainda melhor.

A pele do corpo também deve ser hidratada, podendo descascar e gerar coceira por falta desse cuidado. Uma boa hidratação auxilia na manutenção do viço e da beleza da pele, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea. Hidratantes devem ser usados diariamente e existem diversas opções para cada tipo de pele e específicos para o rosto e o corpo. É bom lembrar que as peles oleosas também precisam de hidratação. Nesse caso, recomenda-se usar um produto oil free, à base de água e que não aumenta a oleosidade.

Tomar muita água também é uma ótima dica em qualquer época do ano, mas como na época de calor o corpo perdemos mais água, então se hidratar com frequência é crucial.

Cuide da sua pele e curta o verão com tranquilidade!

Fonte: Ana Vitória Ribeiro Perecini é médica, dermatologista, graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) e com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). CRM: MG 64836 | RQE: 44348

É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e especialista em tratamentos estéticos e tricologia médica. Sempre atualizada, oferece tratamentos completos e de excelência aos seus pacientes.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Planejamento financeiro 2021: dicas para se organizar melhor e conseguir tirar as suas metas do papel

Artigo Anterior

Empresas se reinventam para atrair clientes neste final de ano

Relacionados