Você sabe o que são as cirurgias plásticas reparadoras? Confira!



Procedimento corrige deformidades e ajuda o tecido a voltar a um aspecto natural

As cirurgias plásticas reparadoras visam corrigir deformidades congênitas ou adquiridas ao longo dos anos, procurando aprimorar ou recuperar as funções, de uma forma que o local se aproxime do mais natural possível.

Segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, até o ano de 2019, de todas as plásticas realizadas no Brasil, pelo menos 40% delas tem cunho reparador.

Conheça abaixo quais cirurgias plásticas reparadoras mais comuns e a finalidade de cada um delas.

Câncer de mama: Na maioria dos casos de câncer de mama, o tratamento requer a retirada parcial ou total (conhecida como mastectomia) das mamas. Neste caso, além de promover a reconstrução mamária, as cirurgias plásticas reparadoras são aliadas na superação de traumas e renovação da autoestima.

Câncer de pele: A remoção do câncer de pele pode fazer com que algumas partes do corpo fiquem com cicatrizes maiores ou alargadas. Assim, a cirurgia reconstrói as regiões onde estavam as lesões e busca devolver a integridade da pele.

Cirurgia bariátrica: É comum que após a realização da cirurgia bariátrica, em que há grande eliminação de gordura, algumas partes do corpo fiquem com pele em excesso. “O objetivo da cirurgia reparadora neste caso é remover o excesso e redefinir o contorno do corpo, o que ajuda também a modelar a silhueta”, afirma o cirurgião plástico Jorge Menezes.

Queimaduras: Quando a pele da pessoa sofre com queimaduras, a tendência é que ela fique muito sensível e comece a ter a sua elasticidade e aparência comprometidas. Nesse caso, a cirurgia reconstrói a região afetada e recupera suas funções.

É importante ressaltar que tanto as cirurgias plásticas restauradoras, quanto as estéticas devem ser realizadas apenas por profissionais especializados, membros da SBCP (Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica).

Fonte: Dr. Jorge Antônio de Menezes, Cirurgião Plástico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Mestre em Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP – Escola Paulista de Medicina. Membro titular da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia. Proprietário da Esthetic Care – Clínica de Cirurgia Plástica e Medicina Estética. CRM – MG 19854

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Tendências do mercado imobiliário em 2021

Artigo Anterior

ALC Veículos é inaugurada para oferecer carros premium e esportivos no Vetor Norte de BH

Relacionados