Projeto “LivroCenAção”, do Grupo Trama de Teatro, mescla artes cênicas com a literatura produzida na cidade de Contagem



Imagem: Cena Meu Bernardo Monteiro, ator Carlos Henrique. Credito: Daniel Marcio.

O “LivroCenAção”, novo projeto do Grupo Trama de Teatro, que desde 1998 instiga o público à reflexão e ao pensamento crítico, une as artes cênicas com a literatura produzida na cidade de Contagem. Entre 9 de março a 10 de abril, no canal da companhia teatral no YouTube, o público poderá conferir 13 cenas inspiradas em livros e textos de autores e autoras residentes no município metropolitano. A iniciativa é realizada com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc/ Edital 02 – Pontos de Cultura – Secult/MG.

Os vídeos, que flertam com a linguagem online, mas trazem a experimentação teatral como principal ponte entre os textos e a interpretação, propõem um mergulho nas obras literárias de autores e autoras de Contagem. Entre os livros explorados pelo projeto, estão “O Meu Bernardo Monteiro”, de Ailson Leite, “Orun”, de Ana Paula Sobrinho, “Poesia Fora da Curva”, de Lecy Souza. Essa adaptação das “palavras” para o formato cinematográfico coube aos artistas Carlos Henrique, Cibele Andrade, Daniela Graciere, Elisângela Souza, Gabriel Rodrigues, Gabriel Vinícius, Gabriela Vieira, Kako Arancibia, lavínia Antônia, Léo Campos, Lúcio Honorato, Manu Macedo e Marco Túlio Zerlotini.

De acordo com Carlos Henrique, coordenador artístico do “LivroCenAção”, o projeto já deixa um legado ao valorizar e divulgar a produção artística de Contagem e de artistas de várias gerações. “Já estamos sentindo heranças dessa ação. A começar pelos agradecimentos dos autores e autoras, que têm nos relatado um sentimento de reconhecimento”, destaca. “Esperamos que a ação aumente ainda mais a conexão entre o teatro e a literatura, fazendo com que os artistas da cidade se conheçam, criem novas ações conjuntas e fortaleçam o sentimento de pertencimento à cidade de Contagem”, completa ele.

A dinâmica do projeto “LivroCenAção” será da seguinte maneira: a cada semana, de dois a três vídeos serão disponibilizados no canal do Grupo Trama, no YouTube, e, aos sábados, haverá uma roda de conversa, via Zoom, com os autores e artistas envolvidos nas cenas apresentadas. Na primeira semana, nos dias 9 e 11 de março, o público vai conferir a adaptação das obras “Primavera Outono e Outras Estações”, de Andréia Carvalho, e “O Meu Bernardo Monteiro”, de Ailson Leite. Confira abaixo, no fim do release, o cronograma completo do projeto “LivroCenAção”:

Idealizado pelo Grupo Trama, companhia fundada em BH nos anos 90, mas que há 10 anos  está sediada em Contagem, o projeto “LivroCenAção”, conforme destacado por Patrícia Matos, coordenadora de produção, é uma ponte — e não apenas entre a literatura e o teatro, mas sim entre o público e a arte, já que a pandemia do novo coronavírus afastou os espectadores das arenas teatrais. “O Trama é um dos Pontos de Cultura de Contagem. E um dos nossos objetivos é criar possibilidades de expansão do fazer artístico cultural na cidade, estabelecendo conexões entre os artistas e os públicos”, diz a coordenadora, destacando que, além do atual projeto, a companhia segue com a produção do  Trama Festival: Teatro em Contagem, com perspectiva de realização em Setembro de 2021.

Projeto “LivroCenAção”

Período: de 9 de março a 10 de abril

Onde? No canal do Grupo Trama de Teatro no YouTube

Valor? Gratuito

Assessor de Imprensa: Felipe Pedrosa (31) 98741-9539

1ª. Semana

Data

Cena/Conversa

Ator/ Atriz e Autor/ Autora

09/03

“O Meu Bernardo Monteiro”

Carlos Henrique/ Ailson Leite

11/03

“Primavera Outono, e Outras Estações”

Kako Arancibia/ Andréia Carvalho

13/03
19h

Bate-Papo

Kako Arancibia, Andréia Carvalho, Carlos Henrique e Ailson Leite.

2ª. Semana

Data

Cena/Conversa

Ator/ Atriz e Autor/ Autora

14/03

“Orun”

Dani Graciere / Ana Paula Sobrinho

16/03

“A Verdadeira História de Contagem”

Gabriel  Vinícius / Yendis Asor Said

20/03
19h

Bate-Papo

Dani Gracieri, Ana Paula Sobrinho, Gabriel e Yendis Asor Said.

3ª. Semana

Data

Cena/Conversa

Ator/ Atriz e Autor/ Autora

21/03

“Mundo das Nuvens”

Elisangela Souza/ Dani e Aline Braga

23/03

“Poesia Fora da Curva”

Lavínia Antonia / Lecy Sousa

25/03

“Com O Coração na Boca”

Cibele Andrade  / Vinícius Fernandes Cardoso

27/03
19h

Bate-Papo

Elisangela Souza/Dani, Aline Braga, Lavínia Antônia, Lecy Souza, Cibele, Vinícius Fernandes Cardoso.

4ª. Semana

Data

Cena/Conversa

Ator/ Atriz e Autor/ Autora

28/03

“Vida Cigana”

Manu Fagundes / Júlia Carolina

30/03

“Valsa Mínima”

Marco Zerlottini / Antônio Souza Capurnan

01/04

“Antônio Bartolomeu Cândido: do Plágio Concreto ao Imaginário”

Gabriela Vieira / Uraci Micael

03/04
19h

Bate-Papo

Manu Fagundes, Júlia Carolina, Marco Zerlottini, Antônio Souza Capurnan, Gabriela Vieira e Uraci Micael.

5ª. Semana

Data

Cena/Conversa

Ator/ Atriz e Autor/ Autora

04/04

“Aprendendo Sobre Honestidade com Lili”

Frodo / Paula Fernandes

06/04

“Kunston”

Lúcio Honorato / Marcelo Dias Costa

08/04

“No Meu Guarda-Roupa, Eu Escolho a Minha Roupa”

Léo Campos/ Otávio Henrique

10/04
19h

Bate-Papo

Frodo, Paula Fernandes, Lúcio Honorato,  Marcelo Dias Costa, Leo Campos e Otávio Henrique

FICHA TÉCNICA “LivroCenAção”

Coordenação Artística: Carlos Henrique
Coordenação de Produção: Patrícia Matos
Projeto Gráfico: Fernando Perdigão
Redes Sociais: Andreia Carvalho
Assessoria de imprensa: Felipe Pedrosa
Imagens e Edição: Daniel Márcio
Assistência de Produção: Gabriela Vieira e Manu Macedo

SOBRE O GRUPO TRAMA DE TEATRO

Fundado em 1998, em Belo Horizonte, o histórico do Grupo Trama de Teatro, atualmente sediado em Contagem, na região metropolitana da capital mineira, pauta-se pela criação de memoráveis espetáculos, como “Abracadalivro” (1998/1999), peça infantil com direção de Glicério Rosário; “O Homem da Cabeça de Papelão” (2001/2002), com direção de Marcelo Bones; “Tabu” (2003/2004), com direção de Gustavo Bartolozzi; e “Os Três Patéticos” (2006), com texto inédito e direção de Eid Ribeiro. As montagens têm como característica lançar luz em temas que provoquem a reflexão crítica sobre a sociedade atual.

Os projetos além-palco do Grupo Trama de Teatro incluem atividades de intercâmbio com outros grupos e a valorização da cultura popular. São 20 anos de história para além das arenas. Atualmente, a companhia também é um Ponto de Cultura na região metropolitana.

Há dez anos, o Grupo Trama de Teatro está sediado na cidade de Contagem, onde realiza diversos projetos cujo foco é o fortalecimento da produção teatral e a valorização da cultura local.  Dentre as ações, estão: “Trama Festival:  Teatro em Contagem”; formação e intercâmbio para atores e atrizes locais; curso teatral para crianças e idosos.

ASSISTA O VÍDEO:

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CARTAS DE AMOR VIRAM VÍDEOS, FOTOS E PERFORMANCES NO PROJETO ‘É SÓ UMA CARTA DE AMOR’

Artigo Anterior

Vendas de imóveis cresceram 26%, em 2020

Relacionados