A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) totalizou nesta sexta-feira (30) 26,5 milhões de doses da vacina contra a covid-19 para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). Desse volume, 19,7 milhões de doses são referentes a abril, superando a previsão de 18,8 milhões de doses para o mês.
De acordo com a Fiocruz, a entrega da vacina em maior quantitativo resulta do escalonamento interno da produção por Bio-Manguinhos. Além das doses processadas internamente, estão incluídas nesse total 4 milhões de doses importadas prontas do Instituto Serum, da Índia.
A entrega feita nesta sexta-feira contempla 6,5 milhões de doses, em duas remessas. Já liberada, a primeira remessa inclui 590 mil doses para o estado do Rio de Janeiro. A segunda está prevista para o final do dia.
Para maio, a Fiocruz prevê o fornecimento de 21,5 milhões de doses.
Nesta sexta-feira (30/4) serão entregues 6,5 milhões da #VacinaCovid19Fiocruz. Com a entrega de hoje, a Fundação alcança o total de 26,5 milhões de doses disponibilizadas ao Programa Nacional de Imunizações. pic.twitter.com/N25CVS3ZHn
— Fiocruz (@fiocruz) April 30, 2021