Edição de junho do Clube do Livro da Aliança Francesa discute o título “Avant que j’oublie”, de Anne Pauly



ANNE PAULY – Foto Joël Saget-Divulgação. 

Obra Premiada será discutida em encontro virtual no dia 28/06, às 19h30.

O primeiro romance da escritora e jornalista francesa Anne Pauly será tema do próximo Clube do Livro “Ler e Inspirar”, da Aliança Francesa de Belo Horizonte. “Avant que j’oublie” será discutido no dia 28 de junho, às 19h30, em encontro virtual. É necessário fazer inscrição por meio do e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br para participar.

O público que se inscrever poderá ler livro de maneira gratuita em francês, por meio da plataforma digital do Institut Français, Culturethèque. Ao se inscrever, a Aliança Francesa libera o acesso à plataforma por três semanas para concluir a leitura. Quem já leu a publicação, também pode participar do bate-papo.

O clube do livro convida para refletir sobre a morte, por meio do humor e da sensibilidade da escritora. “Avant que j’oublie” é um livro às vezes estridente, muitas vezes comovente, de despedida do pai. “Antes que eu esqueça” (tradução livre) é a história de Jean-Pierre Pauly, seus últimos dias, sua morte e os meses que sua filha passa esvaziando a casa da família em Carrières-sous-Poissy.

Quando a autora fica sabendo da morte de seu pai, as memórias de família ressurgem. De volta à casa de sua infância, ela redescobre e mergulha em suas lembranças por meio de cada objeto, enquanto aqueles que estão ao seu redor lhe dizem para “virar a página”. Ela não quer e prefere gravar os sons da casa, temendo nunca mais ouvi-los.

Isso lhe permite compreender melhor o pai, um homem ambíguo, fascinante e original, “com um chapéu decorado com penas arrancadas do chão”, mas aterrorizante. “Ele exigia silêncio: a contemplação das maravilhas da natureza seria apenas mais intensa, os pequenos animais não seriam perturbados e o arranjo do todo cósmico respeitado. Mas sabíamos muito bem que era acima de tudo a disposição de sua embriaguez que devíamos respeitar.”

“Avant que j’oublie”, ainda sem publicação no Brasil, já ganhou vários prémios na Europa como: Livre Inter 2020, Summer 2020, Robert-Walser 2020 e Pauline-de-Siminane 2020.

Anne Pauly estudou literatura moderna na Universidade de Nanterre e fez mestrado em escrita criativa na Universidade de Paris-VIII. Iniciou sua carreira como revisora em um escritório de advocacia. Em seguida, ela trabalhou por um período na GQ Magazine.

Com edições mensais, o Clube do Livro discute, dia 26 de julho às 19h30, a comédia para teatro “Le mariage de Figaro”(1784) e o público já pode começar a leitura para participar.  O bate-papo sobre a obra, considerada como uma das precursoras da Revolução Francesa por sua denúncia dos privilégios arcaicos da nobreza e da aristocracia da época irá integrar a programação do Festival Liberté.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Clube do Livro Ler e Inspirar

Livro: “Avant que j’oublie” de Anne Pauly, 2019, da editora Verdier (94 pag.)

Data: 28 de junho, das 19h30 às 21h

Inscrições: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Onde: encontro online pela plataforma Zoom (o link será enviado por e-mail aos inscritos)

O clube do livro é em francês sem tradução simultânea.

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Público tem a oportunidade de conhecer outros CCBBs em Visitas Mediadas online

Artigo Anterior

Covid-19: indígenas venezuelanos recebem vacina em Boa Vista

Relacionados