Projeto Transversalidades, do CCBB Educativo, discute Patrimônio Cultural em tempos pandêmicos



Raul Lanari – Divulgação – Acervo Pessoal.

Atividade tem transmissão online no dia 16/06 e é acessível em Libras

O projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, apresenta o bate-papo virtual “Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos”, com Raul Lanari. A transmissão ao vivo acontece no dia 16 de junho, às 15h, pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Nesse encontro, Raul Lanari buscará apresentar o conceito de patrimônio cultural em suas diferentes abordagens existentes ao longo do tempo, associando as práticas patrimoniais aos dilemas dos períodos em que foram disseminadas. Serão apresentados conceitos fundamentais para as políticas de preservação do patrimônio cultural, como os de Monumento histórico, Patrimônio urbano, Conjuntos Arquitetônicos e Paisagísticos, os bens imateriais e suas modalidades, bem como as reflexões sobre as paisagens culturais.


A partir da exposição e análise desses conceitos, será buscada uma compreensão sobre a complexidade dos fenômenos de memória da sociedade contemporânea e, também, elementos para a compreensão do lugar e dos dilemas do patrimônio cultural no contexto atual do isolamento social acarretado pela pandemia do COVID-19.
Raul Amaro de Oliveira Lanari é bacharel, mestre e doutor em história pela UFMG. Pós-doutorando em história pela UNIRIO. Professor substituto do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas e Coordenador da especialização em Conservação e Gestão do Patrimônio Cultural na mesma instituição. Diretor da Peixe Vivo Histórias – Memória e Patrimônio. Autor do livro O Patrimônio por Escrito: a política editorial do SPHAN durante o Estado Novo (Ed. Letramento, 2018) e coorganizador das coletâneas Cultura Intelectual em Perspectiva: linguagens, instituições e trajetórias (Ed. Letramento, 2020) e Patrimônio Imaterial e Políticas Públicas no Brasil: trajetórias e desafios (Ed. Letramento, 2021)

Acessibilidade no CCBB Educativo
Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.
O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.
O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

SERVIÇO:
Programa CCBB Educativo – Transversalidades
Patrimônio Cultural: a materialidade e a imaterialidade da cultura em tempos pandêmicos
Com Raul Lanari
Quarta-feira, 16 de junho, às 15h
Transmissão: Plataforma Zoom
Inscrições: ccbbeducativo.com/cursos
Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos
Acessível em Libras
Evento gratuito
Informações: (31) 3431-9440/9441

Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Ex-secretário executivo da Saúde presta depoimento à CPI da Pandemia

Artigo Anterior

Ministro do STJ restabelece condenações por massacre do Carandiru

Relacionados