Saúde vascular merece atenção redobrada no inverno



Problemas circulatórios do sistema arterial podem piorar durante o tempo frio devido a vasoconstrição periférica

Já notou se durante o inverno você sente mais dor nas pernas, sobretudo no período da noite? Isso se deve à contração das artérias e arteríolas em resposta ao frio, diminuindo o aporte de sangue para os pés. O paciente que já tem a circulação comprometida sofre com uma restrição ainda maior do fluxo sanguíneo no inverno, afirma a angiologista Marina Fonseca.

Essa dificuldade na circulação ocorre, mais comumente, pelas placas de gordura (aterosclerose) causando obstrução nas artérias dos pacientes tabagistas, hipertensos, diabéticos e dislipidêmicos.

Mas você já ouviu falar do fenômeno de Raynaud ? consiste também na vasoconstrição, porém acometendo especificamente as artérias dos dedos da mão e do pé e arteríolas cutâneas, como uma resposta excessiva ao frio e estresse emocional. “A pele fica fria, pálida ou cianótica (arroxeada). Podem surgir dor e formigamento, e em casos mais graves, pode evoluir com feridas nos dedos”, explica. Pode ter relação com doenças autoimunes, mas na maioria das vezes é idiopático.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, a doença acomete cerca de 3% a 5% da população, mas as probabilidades aumentam em mulheres jovens e pessoas que sofrem com estresse emocional e ansiedade. Além disso, alguns fatores preexistentes colaboram para o surgimento desse fenômeno vascular, como é o caso da obesidade, colesterol alto e tabagismo.

Nada de ficar parado

É comum no inverno as pessoas ficarem mais reclusas em casa, mas é importante manter o foco nos exercícios físicos.

Também é importante manter o corpo hidratado, beber bastante água, evitar bebidas alcoólicas, cigarro e roupas muito apertadas. Além de fazer pausas para se alongar, mesmo sentado. “O alongamento auxilia na circulação sanguínea e evita dores. Ele pode ser feito antes e após a prática de atividades físicas, mas também durante o dia a dia”, revela.

A médica reforça a importância de manter os hábitos saudáveis e ficar atento a qualquer sinal de anormalidade. “Além dos cuidados já citados, também é preciso observar se há algum sintoma anormal, surgimento feridas,  dor em repouso, indicando a necessidade de acaliação ppr um especialista, para que o problema seja tratado o quanto antes e sua qualidade de vida restaurada”, alerta.

Fonte: Marina Fonseca, médica angiologista e especialista em cirurgia vascular. Atua em consultório próprio, em Belo Horizonte (@dramarinafonseca). Acesse: www.dramarinafonseca.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Confiança da construção cresce 5,2 pontos em junho, diz FGV

Artigo Anterior

Primeiro Feirão Digital da Casa Própria oferece 180 mil imóveis

Relacionados