TOCA DE TATU CELEBRA 10 ANOS



Toca de Tatu_10 anos_Lucas Ladeia no cavaquinho, Abel Borges na percussão, Lucas Telles no violão e Luísa Mitre no piano_Créditos Lucca Mezzacappa.

Grupo instrumental mineiro, sucesso pela Europa, comemora aniversário com novo álbum, websérie e minidocumentário

 

O quarteto que vem promovendo uma ode ao choro contemporâneo e à música popular de câmara, o Toca de Tatu, celebra um momento especial: sua primeira década de formação. Ecoando acordes por meio da sintonia afinada do piano de Luísa Mitre, Lucas Telles e seu violão, o cavaquinho de Lucas Ladeia e Abel Borges na percussão, a formação mineira celebra aniversario com o lançamento de seu 3º álbum, o primeiro completamente autoral de sua carreira. Reunindo dez faixas inéditas, o novo projeto teve sua gravação possibilitada por meio dos recursos da Lei Aldir Blanc e, assim como o repertório do grupo em “Meu amigo Radamés”, disco-estreia, em 2013, e “Afinidade”, de 2017, transita pelo balanço e fraseado típicos do choro, passando pela liberdade improvisatória do jazz e a abordagem camerística. Com peças compostas por cada um de seus quatro integrantes, o projeto carrega a primeira parceria entre eles: a canção “Taruíra”.

Feito num processo diferente dos outros, já que não contou com ensaios por conta da pandemia, o novo álbum é considerado pelos músicos uma celebração; composto por arranjos mais espontâneos e o entrosamento de sempre, revela um momento de leveza e amadurecimento do Toca. Com previsão de lançamento para o próximo semestre, o projeto comemorativo chega acompanhado da websérie “Por dentro das composições”, que conta com quatro videoaulas em que cada um dos integrantes do Toca fala sobre seus processos de criação, concepção das performances e arranjos.

Dentre eles, “Taruíra”, uma composição de Abel Borges em parceria com Lucas Telles, “Doze Luas Inteiras” do cavaquinista Lucas Ladeia, Luísa Mitre com o forró com choro de “A Fuga do Tatu”, e o choro afro-sambado de “Bacuri”, assinada pelo violonista Lucas Telles. Além do teor didático, os episódios abordam as motivações de cada uma das composições dos instrumentistas, acumulando quase 50 minutos de conteúdo. Já disponível no canal do Toca de Tatu no Youtube, a websérie será seguida de um documentário sobre a trajetória do grupo lançado dia 27 de junho.

Numa coletânea inédita, o material narra um pouco da trajetória do grupo ao longo dos anos, fazendo um contraponto do Toca de agora e o ao quarteto de 10 anos atrás. O minidoc brinca com registros da gravação do álbum de estreia e do mais recente, endossando a presença sempre constante dos instrumentistas nos meios digitais. Presos “na toca” durante a pandemia do novo Coronavírus, o quarteto manteve suas atividades on-line, realizando por meses em seu perfil do Instagram a série de lives “Afeto, chá e música”, e produzindo neste período de isolamento, além do novo álbum, três vídeos com seus arranjos para as peças “Karatê”, de Egberto Gismonti, “Tico-tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu e “Perspectivo”, de Cristóvão Bastos.

O terceiro disco foi gravado no Estúdio Macieiras por Alexandre Andrés, conta também com a participação do flautista em uma das faixas, assim como o acordeonista Marcelo Caldi, que completa a dupla de convidados especiais dessa celebração. Ainda na equipe de registros deste momento, o álbum conta com filmagens, fotos e arte gráfica assinados por Lucca Mezzacappa.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Governo realiza fórum sobre proteção integrada de fronteiras

Artigo Anterior

Ipea aumenta previsão de alta do PIB do setor agropecuário

Relacionados