CINÉ-CLUB VIRTUAL “BANDE À PART” TRAZ FILMES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DA FRANÇA



​Os Visitantes – A Revolução – Reprodução – Divulgação.

A TEMÁTICA CONVERSA COM A PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL LIBERTÉ

Os apaixonados pela sétima arte e a cultura francesa têm novo encontro no “Bande à Part”. O cine clube virtual com filmes de países francófonos, realizado pela Aliança Francesa, oferece filmes para serem assistidos ao longo do mês de julho e bate-papo cinematográfico que acontece no dia 22 de julho, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].br .

Em função do Festival Liberté, o “Bande à Part” de julho traz três filmes com o tema ‘’Revolução Francesa’’. Os participantes podem assistir produções como ‘’Danton – O Processo da Revolução’’, ‘’Adeus, Minha Rainha’’ e ‘’Os Visitantes – A Revolução’’, que serão comentados durante o bate-papo virtual.

O título pode ser assistido online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 22 de julho. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

O festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Sobre os filmes

Danton – O Processo da Revolução (Danton),  Dir: Andrzej Wajda, Histórico – Drama, 2h15, 1983, França – Polônia:

Não recomendado para menores de 14 anos.

O filme mostra a ascensão e a queda de Georges Jacques Danton. Ele foi um dos líderes do período, que acabou por perder a cabeça na guilhotina. A interpretação fica por conta de Gérard Depardieu, ainda bem novo. Opondo-se a Robespierre, ele foi Ministro da Justiça e depois deputado, mas seus inimigos políticos acabaram por vencê-lo.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=iP7UPfL99ag

Adeus, Minha Rainha (Les Adieux à la Reine), Dir: Benoît Jacquot, Drama – Romance, 1h40, 2012, França:

Não recomendado para menores de 14 anos.

A figura central da trama também é a rainha. Mas diferente da direção de Coppola, este filme toma ares mais dramáticos. Ele é narrado por uma plebéia que conta os bastidores da vida de Marie no palácio. As dores e medos da rainha, interpretada por Diane Kruger, são colocados em xeque, e sua rede de apoio feita de várias mulheres sente o desespero de seu caminho rumo à guilhotina. Sensível, ele é rico em ambientação e foi filmado no Château de Versailles.

 

Os Visitantes – A Revolução (Les visiteurs: la révolution), Dir: Jean-Marie Poiré, Comédia -Fantasia, 1h49, 2016, França – Bélgica – República Tcheca:

Acidentalmente, um cavaleiro medieval mata o pai de sua noiva. Para se livrar desse crime, ele pede ajuda a um mago para voltar no tempo e impedir o desastre de acontecer. Entretanto, o homem transporta o cavaleiro para a época da monarquia francesa, onde eles irão se envolver em situções inusitadas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=qG437sRraSo

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Participação gratuita

Bate-papo online dia 22 de julho, às 18h

Inscrições até 22 de julho pelo e-mail [email protected].br

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Pianista pernambucano Amaro Freitas é convidado do CCBB Educativo em atividade do Múltiplo Ancestral

Artigo Anterior

Em julho, Clube do Livro da Aliança Francesa tem como tema a Revolução Francesa

Relacionados