Em julho, Clube do Livro da Aliança Francesa tem como tema a Revolução Francesa



_Le mariage de Figaro – Divulgação.

Obra escolhida é “Bodas de Fígaro”. Bate-papo acontece dia 26/07 e integra a programação do Festival Liberté

O clube do livro “Lire et s’inspirer”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, se une ao Festival Liberté para celebrar a Revolução Francesa. Por isso, a obra escolhida para o mês de julho é um dos clássicos da literatura universal, a cômica peça de teatro “Le mariage de Figaro”, de Beaumarchais, obra anunciadora dos transtornos sociais deste período histórico. Luís XVI qualificou-a de “execrável, que burla tudo o que é respeitável” e da qual “a representação só poderia ser uma deplorável incoerência, exceto se a Bastilha fosse destruída”. O bate-papo virtual acontece no dia 26 de julho e as inscrições gratuitas podem ser feitas pelo e-mail mediateca@aliancafrancesabh.com.br.

O livro está disponível gratuitamente na plataforma digital do Institut Français  culturethèque.com/br. Basta fazer a inscrição e selecionar a Biblioteca da Aliança Francesa de Belo Horizonte. O bate-papo desta edição busca refletir sobre a Revolução Francesa e suas consequências nos dias atuais.

Nas “Bodas de Fígaro” um conde (casado) tenta atrapalhar o casamento de um servo e se dá mal. Não por acaso essa comédia transpira uma mentalidade tão antiaristocrática quanto à própria Revolução Francesa (1789) que explodiu cinco anos depois da estreia da obra (1784). A obra é uma comédia vibrante, que revela as tensões entre aristocracia e burguesia às vésperas da Revolução Francesa.

Já a ópera Le Nozze di Figaro / As Bodas de Fígaro, baseada na obra “Le mariage de  Figaro”, é uma das obras-primas do repertório de Mozart. Com sua estreia em Viena, três anos antes da Revolução Francesa, é possível dizer que As Bodas — com suas críticas ao poder estabelecido, ou seja, à nobreza — capturava bem o espírito da época.

Durante todo o mês de julho, Belo Horizonte entra no clima francês para celebrar o Festival Liberté, que reúne música, exposição, encontros de cinema e de literatura. Este ano todas as atividades serão transmitidas online e com acesso gratuito.

O festival tem como tema a Liberdade, que faz parte de um dos lemas principais da França “Liberté, Égalité, Fraternité”, que também figura a bandeira de Minas Gerais, inspirada na Revolução Francesa. Todos os anos a Aliança Francesa realiza uma série de atividades em julho em função da Festa Nacional Francesa, celebrada na França em 14 de julho, data da Queda da Bastilha.

O evento é promovido pela Embaixada da França, Consulado Honorário da França e Aliança Francesa de Belo Horizonte. Conta com o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais, por meio do programa Assembleia Cultural, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Clube do livro “Lire et s’inspirer”

Livro “As bodas de fígaro”, de Beaumarchais

(Os inscritos terão acesso ao livro pela plataforma Culturethèque)

Dia 26 de julho, das 19h30 às 21h

Inscrições pelo email: mediateca@aliancafrancesabh.com.br

Encontro online pela plataforma zoom. O link para participar será enviado a todos os inscritos.

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

CINÉ-CLUB VIRTUAL “BANDE À PART” TRAZ FILMES SOBRE A HISTÓRIA E CULTURA DA FRANÇA

Artigo Anterior

Atividades Presenciais do “Lugar de Criação”, do CCBB Educativo, são retomadas

Relacionados