É possível crescer em meio à crise?



Especialista dá dicas de como ter sucesso em meio à fragilidade econômica

Por incrível que pareça, há possibilidade de ter sucesso financeiro ou até mesmo abrir um negócio em meio à recessão econômica. Inclusive, um dos fatores provenientes para o aumento de MEIs (Microempreendedores Individuais) no Brasil, foi a crise econômica causada pela pandemia do Novo Coronavírus. Atualmente, são 11,7 milhões de microempreendedores espalhados pelo país, com as mais variadas temáticas possíveis.

Entrar no mundo dos negócios exige coragem, planejamento e estudo constante. É normal que no meio do caminho crises possam ocorrer e o inesperado te surpreender. Como foi o fechamento da maior capital de negócios do Brasil, São Paulo, com um feriadão prolongado para conter o avanço da pandemia e da mesma forma no Rio de Janeiro, entre o final de março e início de abril.

Há  um ano não se imaginava que a pandemia se estenderia por tanto tempo e que suas consequências impactariam a economia, trazendo reflexos negativos para quase todos os setores. “Empresas que sentiram estes reflexos, seja pela queda das vendas ou por impossibilidade de funcionamento, necessitam agora de uma transformação para sobreviver a este período e se preparar para o futuro, objetivando o crescimento dos negócios”, explica o especialista financeiro Robson Evangelista.

De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), quatro em cada 10 pequenas empresas brasileiras inovam durante a crise.  Para 27% dos empresários, os desafios impostos pela pandemia acabaram trazendo mudanças valiosas para o negócio.

Para Robson, promover o uso do digital dos seus negócios e renovar os canais de venda e divulgação de seus produtos e serviços são práticas mais que necessárias. “Um plano de gestão de crise para reinvenção do negócio precisa ser montado, não pode ficar à deriva. É muito importante realizar o plano de negócios do empreendedor e montar um branding, com sua marca nos diversos canais e investir em marketing digital”, afirma.

Aprimorar técnicas e estudar também são grandes aliadas de quem pretende continuar alcançando novos projetos. “Estude sobre gestão de empresas, conhecer só o seu mercado não é suficiente. Tenha um planejamento para conseguir validar suas ideias e prever se o custo do negócio é viável. Além de reduzir a carga tributária e aumentar o lucro mesmo na crise”, revela.

Nada de ficar parado!

Robson também evidencia a importância de ter um acompanhamento especializado, pois esse ajudará o empreendedor a entender melhor as necessidades do seu negócio. “Uma visão externa pode fornecer novas e melhores perspectivas para os processos de um negócio, como diminuição de despesas, aumento da lucratividade e a gestão de pessoas”, conclui.

Fonte: Robson Evangelista é Consultor em Gestão Financeira Empresarial, tem mais de 15 anos de experiência, atuando nas áreas Administrativa, Financeira e Controladoria em empresas de vários segmentos. Formado em Ciências Contábeis, com MBA em Gestão Fiscal e Tributária e Finanças.

Imagem: Opinião & Crítica

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