Visitas Mediadas Temáticas do CCBB Educativo estão disponíveis para público presencial



Prédio CCBB BH – Foto Vagner Costa_red (2).

Os temas são variados e ajudam a compreender e se apaixonar pela obra de Abraham Palatnik

A exposição “Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura” mistura arte e ciência e tem gerado muita curiosidade. Para que as visitas à mostra, oferecidas pelo CCBB Educativo, sejam ainda mais interessantes, o público pode escolher por tema, aprofundando em assuntos específicos. As visitas temáticas voltam a ser oferecidas presencialmente aos interessados.

As Visitas Mediadas para o público geral acontecem de quarta a segunda-feira, às 11h e às 18h, com versão em libras quinta-feira e sábado, às 18h. Já as Visitas Mediadas agendadas para escolas e instituições podem ter horários diversos e há limite de pessoas por grupo. As inscrições são realizadas pelo site www.ccbbeducativo.com/visitas

Visitas Mediadas para o público geral

Nas tradicionais Visitas Mediadas para o público geral, há uma temática disponível: “Nem escultura nem pintura: a experiência na obra de Abraham Palatnik” e traz uma conversa sobre experimentalismo na arte brasileira, e arte contemporânea.

Para a arte brasileira os anos 60 foram o início de uma nova fase na produção artística do país. Os limites do que se considerava obra de arte foram se ampliando a partir de novas experimentações que marcaram uma época, e cujas influências estão presentes ainda hoje. O que há de peculiar na produção brasileira, e como os críticos da época contribuíram para nomear novas formas de produzir e experimentar arte?

Visitas mediadas agendadas para escolas e instituições

As visitas mediadas agendadas para escolas e instituições contam ainda com mais temas para serem explorados como fonte de conhecimento entre os professores e alunos. Ao todo são quatro temáticas encontradas dentro da exposição Abraham Palatnik: a reinvenção da pintura, que podem ser escolhidas no momento do agendamento da visita.

Na visita “Gambiarra e Arte Digital”, o público descobre e entende o uso de pregos, porcas, parafusos e roldanas, materiais fundamentais para a produção de Abraham Palatnik. A partir de seus conhecimentos em mecânica, o artista criou maquinários sem nenhuma preocupação funcional, partindo de objetos variados. A visita propõe uma conversa sobre uma faceta importante de Abraham Palatnik: a invenção. E sobre como a arte cinética apontou caminhos que hoje reverberam na arte digital.

Outro tema explorado é “Cor e Corpo”. A cor é elemento primordial na obra de Abraham Palatnik. Como as cores poderiam nos ajudar a reconhecer nosso próprio corpo? Como elas podem nos inspirar a estabelecer relações diversas com o mundo? Explorando as cores usadas para simbolizar os sete pontos de energia corporal conhecidos como chakras, será feita uma visita em forma de meditação, passando pela produção de artistas brasileiros.

Em “Movimentos”, os participantes percebem que na arte cinética o movimento não é tema: é material de trabalho do artista. Elemento primordial para a experiência visual, é através dele que percebemos as diferenças, colocamos as coisas em perspectiva, experimentamos o passar do tempo. Em Abraham Palatnik, o movimento está na luz dos aparelhos cinecromáticos, e na mecânica dos aparelhos cinéticos, mas também em obras que se movimentam a partir de nossa percepção.

Além disso, também é possível aprofundar em “Diálogos entre arte e loucura”. Abraham Palatnik frequentou o ateliê da Dra. Nise da Silveira, precursora da arteterapia no Brasil. No ateliê do Hospital Psiquiátrico do Engenho de Dentro, o artista teve contato com a produção viva e expressiva de seus ‘clientes’, nome utilizado pela Dra. Nise para se referir aos pacientes. As vivências do artista na instituição transformam o seu fazer artístico. A conversa será em torno das seguintes perguntas: O que pode nos levar à reinvenção de nossas trajetórias? A arte pode ser ferramenta de autocuidado em nosso processo de reorganização? Quais são as possibilidades de diálogo entre a arte e a loucura?

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo
Visitas Mediadas para o público geral
De quarta a segunda-feira, às 11h e às 18h

Visitas em libras: quinta-feira e sábado, às 18h

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Visitas agendadas para escolas e instituições

Manhã, tarde ou noite, mediante agendamento

Duração: 0h50 ou 1h40.

Classificação indicativa Livre – Indicado para pessoas acima de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

Eventos gratuitos

 

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

Sobre o Programa CCBB – Educativo
O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

PATROCINADO

Conheça o Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube):
https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ
SE INSCREVA
Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Educação é o grande desafio de crianças e jovens, nos 31 anos do ECA

Artigo Anterior

"Até Clarear” é o novo single do duo “Lado de Cá”

Relacionados