Sem dor e sofrimento



Tratamento de varizes à laser é o queridinho do momento e o mais indicado para pacientes na terceira idade

As varizes vão muito além da questão estética. Elas podem causar dor, cansaço e peso nas pernas  e o problema é ainda pior entre o público da terceira idade.  A variz é caracterizada pelo surgimento de veias tortuosas,  dilatadas e de coloração púrpuro-azulada e não é tão simples de ser tratada. “De acordo com o método tradicional, é preciso realizar incisões na perna do paciente para retirar os vasos lesionados. Isso gera incômodo e muita dor no período pós-operatório. O tempo de recuperação é no mínimo de 15 dias”, explica o médico angiologista Guilherme Jonas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares na terceira idade são os mais comuns. Ademais, 70% dos idosos acima dos 69 anos de idade possuem varizes. “Com o passar dos anos, o organismo já não funciona com a mesma agilidade de antes, por isso, é necessário ter hábitos saudáveis para evitar problemas futuros ou recorrentes, como as varizes, tromboses, entre outras doenças vasculares, por exemplo”, revela.

O tratamento convencional causa incômodo e faz com que algumas pessoas prefiram não tratar. A boa notícia é  que hoje, é possível tratar as varizes por meio do laser. “A  técnica persiste em introduzir uma microfibra óptica da espessura de um fio de nylon na veia. Depois, dispara o laser, por meio dela, dentro do vaso lesionado. Nesse tipo de cirurgia utilizamos também um ultrassom doppler onde podemos visualizar o que acontece durante o procedimento e controlar o raio que é disparado intravenosamente”, acrescenta o médico.

Além de ser um método não invasivo, a recuperação é mais rápida e o paciente pode voltar o quanto antes às suas atividades. “A pessoa tem alta no mesmo dia, pode retornar às atividades cotidianas dentro de 24 horas e praticar exercícios mais pesados depois de uma semana”, afirma o médico.

Cuidados

Alguns fatores podem contribuir para o surgimento das varizes, como obesidade, genética, ficar muito tempo sem se movimentar e a gestação. “Elas são causadas pelo mau funcionamento de válvulas dentro das veias que reconduzem o sangue dos membros inferiores ao coração. Ele  faz com que o sangue fique represado nas safenas, entre outros vasos das pernas, provocando deformações, inchaços, alterações na sensibilidade da pele, além da sensação de peso ao caminhar, queimação, cansaço e edemas ao redor do tornozelo”, esclarece Guilherme.

Fonte: Guilherme Jonas, Angiologia na Clínica Angiomais

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

SP: comandante de batalhão da PM é afastado por convocar manifestação

Artigo Anterior

Ministério Público do Rio defende júri popular para Flordelis

Relacionados