6ª edição do Festival Verbo Gentileza será entre 23 e 25 de setembro, com o tema “Revolução Gentil”, em formato online



Fotos Crédito: Divulgação Verbo Gentileza.

Programação traz importantes nomes para conversas e intervenções artísticas em torno dos eixos: revolução, cidadania e identidade

“A revolução é gentil”. Romper barreiras por meio do diálogo, contando com pessoas que fazem a diferença em sua comunidade, que ajudam a mudar a vida de quem está ao seu redor: os “gentis revolucionários”. Trazer inspiração, questionamentos e construção de insights para melhorar o mundo em que vivemos hoje. Este é o objetivo da 6ª edição do Festival Verbo Gentileza, que acontece de 23 a 25 de setembro, com transmissão online e gratuita.

A programação será dividida em três eixos, entre mesas de conversas, palestras e apresentações artísticas. No dia 23/09, o tema Revolução Gentil permeia encontros de gentis revolucionários, pessoas e marcas, que fazem essa revolução acontecer todos os dias. Serão apresentações, trocas e oportunidade de novos impactos. Já no dia 24/09, o eixo Cidadania Gentil nos convida a construir novas formas de estar em sociedade. Novos combinados de convivência coletiva, com especialistas em cidades e artistas que as usam como palco. E no dia 25/09, em Identidade Gentil o festival aborda características próprias das pessoas, a autenticidade que nos individualiza em nossa natureza comum, e que nos conecta e nos funde um ao outro através dessa empatia estrutural que se chama gentileza.

“O mundo que vem se descortinando aos poucos no pós-pandemia exige um novo olhar para o outro e para nós mesmos. A sociedade se vê diante de novos desafios na forma de se relacionar, de evoluir e é preciso uma união de pensamentos e forças para revolucionar. Precisamos de pessoas inspirando e colaborando com pessoas. Não podemos seguir como antes e abandonar os aprendizados conquistados até aqui. Nosso tema de 2021 é Revolução Gentil, gentil que vem de gente; gente disposta a agir e transformar. O que vai nos tirar do lugar onde estamos e nos levar para um futuro melhor é nossa humanidade, nossa gentileza” explica Patrícia Tavares, idealizadora e curadora do projeto.

Para isso, temas como o novo gentil, como lidar com as emoções, felicidade, marcas e causas, cidades gentis, entre outros estão na programação, que inclui nomes como: as mais expressivas organizações de sociedade civil (OSCs) de BH e São Paulo, Emanuela São Pedro (AIC – Agência de Iniciativas Cidadãs), Tiago Alvim (Prosas), Daniel Morais (Atados) e Bruna Kassab (Evoé); Brain Squad e a perspectiva das marcas; Flávia Faugeres, com sua trajetória de líder de grandes corporações à busca do propósito; o português Pedro Homem de Golvea, em uma mesa sobre a revolução gentil nas cidades; a colombiana Marcella Guerreiro, além de Marjorie Yamaguti, Renata Falzoni, Marcella Arruda, Gurusangat, entre muitos outros.

No Palco Instituto Unimed-BH terão apresentações de música, com Thiago DelegadoBarbatuques, Orquestra de Ouro Preto, a apresentação indígena de Huni Kuin – gravado durante a manifestação do grupo em Brasília, e outros nomes. O festival inclui também dança, performances e audiovisual.

Patrícia Tavares é a idealizadora e curadora do Festival Verbo Gentileza como um todo e convidou a bailarina Ana Paula Cançado para a curadoria de vídeos e performances e a arquiteta Eveline Trevisan para o eixo Cidade Gentil.

O Festival contempla, ainda, uma importante agenda social que colabora para o alcance da meta 2030 da ONU. Isso acontece por meio dos conteúdos propostos na programação ou por outras ações, como promover a conexão entre as empresas apoiadoras e os parceiros “gentis revolucionários”, que têm trabalhos de responsabilidade social, empreendedorismo, arte e cultura, entre outros.

“O alcance da meta da agenda 2030 da ONU está relacionado a uma cadeia causal de práticas sociais e sustentáveis das corporações e de cada indivíduo.  É preciso despertar e ativar o senso de urgência e responsabilidade que temos em mãos e faremos a partir da projeção de iniciativas, cidades, pessoas e marcas.  Depende de nós parar o ciclo de degeneração social e ambiental e iniciarmos o ciclo de regeneração das relações, de gente pra gente e com o planeta. A 6ª edição do Festival Verbo Gentileza colabora para difundir ótimos exemplos com a devida urgência do agora. A hora é agora”, conta Fina Nicolai, Co-criadora e Diretora de Produção do festival.

A cada edição, o Festival elabora também um manifesto para reforçar as principais mensagens do evento e sua temática. E em 2021, ele veio em forma de música. O single inédito “Revolução Gentil”, de José Luís Braga com participação de Fernanda Takai, foi produzido especialmente para a ocasião e já está disponível em todas as plataformas digitais.

SERVIÇO:

Festival Verbo Gentileza

Data: 23, 24 e 25 de setembro

Acesso: https://www.sympla.com.br/produtor/verbogentileza

Mais informações: bit.ly/revolucaogentil

Participação gratuita

Sobre o Festival Verbo Gentileza

O Festival Verbo Gentileza chega em 2021 à sua 6ª edição com o propósito, cada vez mais claro, de juntar pessoas e ideias que contribuem para a transformação da sociedade. Sua missão é incorporar reflexões e ações que transformem o dia a dia das pessoas, gerando impacto positivo: social, cultural e ambiental. Conectar marcas a causas das cidades.

O Festival se norteia, ainda, pelos temas propostos nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com iniciativa do Verbo Gentileza, patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado pelo incentivo de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, e apoio do Instituto Marum Patrus – IMAP, Patrus Transportes, Stella Artois, Hardy Design e Do Brasil Live.

 

Sobre o Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

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