Em setembro, Cine Club Virtual “Bande à Part”, da Aliança Francesa, apresenta filmes experimentais para o público



O bate papo virtual acontece no dia 30/09, os filmes são disponibilizados online

 

A próxima edição do Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa de Belo Horizonte, pretende expandir os horizontes dos cinéfilos com o tema “Filmes Experimentais”, com obras francesas pouco comentadas e apreciadas pelo público estrangeiro.  O bate-papo virtual acontece no dia 30 de setembro, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected].

Entre os filmes participantes estão curtas e média metragens que não são tão conhecidos do público brasileiro: “Perdues dans New York” (1989), “La révolution, ce n’est qu’un début, continuons le combat” (1968), “Visa de censure n° X” (1967), “Thèmes et Variations” (1928) e “L’Étoile de mer” (1928).

Os títulos podem ser assistidos online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 30 de setembro. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar sua experiência com o filme e a temática em discussão. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista a pelo menos um dos títulos indicados.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes francófonos, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

Perdues dans New York

França | 1989 | 52 min | Fantasia

Direção: Jean Rollin

Elenco: Jean Rollin, Adeline Abitbol, Catherine Herengt

Sinopse: Um filme de sonho em que duas mulheres são transportadas de uma praia na França para a cidade de Nova York. Separadas e perdidas, elas procuram freneticamente uma pela outra.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=6XdPmxh3GJU

 

La révolution, ce n’est qu’un début, continuons le combat

França | 1968 | 23 min

Direção: Pierre Clémenti

Elenco: Yves Beneyton, Balthazar Clémenti, Margareth Clementi, Tina Aumont

Sinopse: Manifesto psicodélico pela revolução permanente.

Meio álbum de fotos de família, meio cinétract, o filme foi rodado em Paris durante os acontecimentos de maio de 68 e em Roma, onde o ator-diretor atuava então em Partner de Bertolucci.

Trailer: https://vimeo.com/556261279

Visa de censure n° X

França | 1967 | 42min

Direção: Pierre Clémenti

Elenco: Barbara Girard, Pierre Clémenti, Étienne O’Leary, Yves Beneyton, Jean-Marc Momont, Valérie Lagrange, Jean-Pierre Kalfon

Sinopse: Filmado em 1967, mas não lançado até 1975, o turbilhão experimental com infusão de ácido do ator Pierre Clémenti de cor e música apresentando um quem é quem do underground francês dos anos 60.

Trailer: https://mubi.com/films/visa-de-censure-numero-x/trailer

Thèmes et Variations

França | 1928 | 9min

Direção: Germaine Dulac

Elenco: Lilian Constantini

Sinopse: Imagens alternadas mostrando por um lado uma dançarina clássica em um tutu e por outro lado uma máquina com bielas, pistões, etc.

Trailer: https://www.dailymotion.com/video/xal1rm

L’Étoile de mer

França | 1928 | 16min

Direção: Man Ray, Jacques-André Boiffard

Elenco: André de la Rivière, Kiki de Montparnasse, Robert Desnos

Sinopse: Um homem e uma mulher caminham juntos ao longo de uma vereda. A mulher detém-se e puxa para cima a meia que lhe cobre a perna esquerda. O homem e a mulher sobem uma escada que os conduz a um quarto, onde a mulher começa a despojar-se das roupas, até ficar nua sobre a cama. O homem despede-se e parte. Mais tarde, o homem depara com a mulher que se encontra na rua a vender jornais e esta oferece-lhe uma estrela-do-mar encerrada num frasco.

Trailer: https://www.facebook.com/watch/?v=10153268256504271

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Ciclo “Filmes Experimentais”

Participação gratuita

Bate-papo online dia 30 de setembro, às 18h

Inscrições até 30 de setembro pelo e-mail [email protected].

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Coluna - Paralimpíada Escolar abre caminho para o alto rendimento

Artigo Anterior

Projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, propõe imaginar as escolas pós covid-19

Relacionados