Energia solar é solução em meio à crise hídrica

Consumidor comum, residencial, representa o topo da lista dos geradores da própria energia, totalizando 80% do total.

A atual crise hídrica está gerando aumentos consecutivos na conta de luz. Para amenizar os impactos financeiros, consumidores vêm adotando a energia solar. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil tem mais de 520 mil casas com sistemas de geração de energia solar. “Está cada vez mais fácil e mais em conta instalar as placas solares. A tarifa de energia está na bandeira vermelha desde junho. De janeiro a agosto, a conta ficou em média 16% mais cara no país”, revela Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil.

Não é apenas o aumento da conta de luz que estimula a instalação dessa energia renovável. A queda no preço dos equipamentos, que ficaram 90% mais baratos nos últimos dez anos, aliada à oferta crescente de linhas de financiamento,  também influenciam na escolha. “A tecnologia empregada nos últimos anos permitiu o barateamento da instalação do painel de energia solar em imóveis residenciais e comerciais. Com isso, o que antes era caro para ser instalado, agora proporciona ao proprietário mais economia já que a energia gerada é utilizada e todo o excedente é convertido em créditos com a distribuidora de energia da região”, explica.

A região sudeste foi registrada como uma das mais afetadas pela crise hídrica. Para a Absolar, a energia solar é um grande concorrente para aliviar a crise hídrica no Brasil e economizar com a conta de luz. “Pois  a população aproveitaria novos recursos para gerar energia, no caso, a força do próprio sol”, completa Leandro.

Para vida toda!

O mercado de energia solar renovou e avançou com o tempo. Hoje, um produto que já foi visto como plano impossível e voltado para a elite, tornou-se mais acessível e democrático. “Existe um grande número de empresas especializadas no financiamento para a aquisição de energia solar, com retorno garantido sobre o investimento”, garante.

Outra  grande vantagem de investir em energia solar é a durabilidade dos equipamentos. “A instalação de um módulo fotovoltaico pode fazer sua família economizar pelos próximos 25 anos”, finaliza Quintão.

Fonte: Leandro Quintão, diretor e sócio da Amerisolar Brasil.

Artigo anteriorTerceira dose da vacina contra a Covid-19: Quem pode tomar?
Próximo artigoFiocruz reforça tendência de queda na ocupação de leitos da covid-19
■ Jornalismo: Jornalista há mais de 15 anos, Editor e um dos fundadores do jornal [ Brasil Agora (B.A) ] - [BH/MG/Brasília-DF] - Ano: 2015 ■ Filiado: Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ | SJPMG) - Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ) & na Ordem dos Jornalistas do Brasil (OJB) ■ Diretor em Minas Gerais da Associação de Imprensa Nacional (AIN) e apoio no setor Jurídico. _____________________________________________________________________ ■ Publicidade & Divulgação de Notícias MKT: Publicitário e Diretor [ Agência Grupo Conteúdo (GC) - Administradora de Jornais / Sites ] _____________________________________________________________________ ■ Advocacia: Advogado Gestor [ FJB Advocacia - Assistência Jurídica & Empresarial / Digital ] - "Associação dos Advogados Empreendedores - (AAE/OAB)". _____________________________________________________________________ ■ Canal 'Crítica Musical' com Felipe de Jesus (YouTube): https://www.youtube.com/channel/UCIWDiTUL9F-xlKwov43B5nQ _____________________________________________________________________ ■ Formação Acadêmica (Graduações): Apaixonado pela área acadêmica, Felipe de Jesus é Jornalista (Faculdade Estácio de Sá - BH/MG), Publicitário (Instituto Politécnico-SP), Teólogo (Faculdade ESABI), Sociólogo (Faculdade Polis das Artes), Economista (USIP) & Advogado (FACSAL). Tem Mestrado em Comunicação Social: Jornalismo e Ciências da Informação (UEMC) e atualmente cursa Eng. de Telecom. (Faculdade Nossa Senhora Aparecida) e Bacharelado em Ciências Musicais (Música) pela FACOR/MG. _____________________________________________________________________ Com larga experiência em coberturas da área de Cultura (Jornal & Assessoria de Imprensa): Shows, lançamentos de álbuns, livros e exposições de arte, trabalhou durante anos, também, fazendo coberturas e matérias na área de Economia (ao qual acabou se graduando posteriormente). Atualmente, além de editorar alguns portais de notícia no país, ser redator e administrador, escreve duas colunas semanais. Com a "Crítica Musical" (coluna que está no CulturalizaBH - Portal Uai ao qual é editor e financeiro) e a coluna "Opinião & Comportamento", que durante anos ficou no portal da RedeTV e hoje está no portal "Rondônia Digital". Desta coluna, surgiu o E-book: "Sociedade Conectada: A Influência da Internet no Cotidiano" - Ed. Escrita Certa (2019). "A escrita é a minha maior paixão" (Felipe de Jesus). ________________________________________________________________________ [ Siga o Instagram: @felipe_jesusjornalista ]