Queda capilar X Covid-19



Confira tratamentos para deixar os fios mais saudáveis após o contágio pelo novo Coronavírus

 

Não é novidade que a Covid-19 pode deixar sequelas, e a queda de cabelo pode ser uma delas. A perda dos fios atinge aproximadamente um terço dos indivíduos que receberam o diagnóstico de Covid-19. “Tem ocorrido após quadros graves, leves ou mesmo assintomáticos. Trata-se de uma queda acentuada dos cabelos, além da queda diária normal, similar à observada em outras viroses, como zika e chikungunya”, revela a dermatologista Ana Vitória Perecini.

Uma das explicações para o problema é que a infecção pelo novo coronavírus desencadeia um distúrbio chamado eflúvio telógeno, no qual os fios que estão crescendo passam para a fase da queda de maneira precoce. “Ele pode ser desencadeado por vários motivos, entre eles infecções, febre, cirurgias, uso de medicações e estresse psicológico, entre outros. Não é um quadro específico da infecção pelo coronavírus, mas é comum sua ocorrência após 2 a 3 meses do quadro“, explica a especialista.

O cabelo volta ao seu crescimento normal, mas é preciso ter paciência. “O eflúvio telógeno é temporário. O fio é recuperado no intervalo de três a seis meses”, conta a dermatologista. É importante a avaliação médica em caso de grandes perdas ou perdas persistentes de cabelo para averiguar outras causas de queda capilar ou associação com calvície.

Cuidados 

Para quem se recuperou da Covid-19 e está sofrendo com a queda capilar, o ideal é manter as madeixas hidratadas. “O ideal é lavar todo dia e usar xampu de controle de oleosidade. Logo, haverá diminuição da inflamação do couro cabeludo”, sugere a gerente da Fast escova unidade Savassi, Maria Fernanda.

O tratamento de LED terapia é ótimo indicado para promover o crescimento. “Aplicamos diretamente no couro cabeludo, a luz do Led age na nutrição e saúde dos folículos, prolongando o ciclo de vida dos fio”, conta.

A ajuda de um profissional é indispensável, além da hidratação, ele irá te indicar um tratamento único para seu tipo de cabelo. “Ele vai se certificar de que não há outra disfunção capilar envolvida ou qualquer fator capaz de agravar o distúrbio. Além disso, também pode oferecer tratamentos para ajudar o cabelo a crescer mais rápido. Como loções, xampus, vitaminas, nutracêuticos e outros”, finaliza a gerente.

Fontes: Ana Vitória Ribeiro Perecini é médica, dermatologista, graduada pela Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (CMMG) e com Residência Médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e especialização em Tricologia Médica . CRM: MG 64836 | RQE: 44348.

Maria Fernanda- Gerente da Fast escova unidade Savassi.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Nove empresas disputam a 17ª Rodada de Licitações da ANP em outubro

Artigo Anterior

Estudo da Fiocruz analisa inflamação na covid-19 grave em diabéticos

Relacionados