Sempre Um Papo recebe Ana Medina e José Maria Medina



O #SempreUmPapoEmCasa do dia 16 de setembro, quinta-feira, às 19h, contará com a presença dos escritores Ana Medina, para falar sobre seu livro “Pelas Veias do Tempo”, e José Maria Medina, para falar sobre “O Anel de Veneno e Outras Histórias”. A conversa, que acontece sob a mediação do jornalista Afonso Borges, será transmitida ao vivo no YouTube, Instagram e Facebook do Sempre Um Papo, com tradução simultânea em Libras.

“Pelas Veias Do Tempo”, de Ana Medina

A obra é um romance histórico que se passa em Minas Gerais após o curto ciclo do ouro, quando a extração do minério entra em decadência e a região parece parar no tempo. As elites do estado, durante algum tempo progressistas e protagonistas, vão perdendo poder e prestígio político e econômico mas, ainda assim, se mantêm presas ao orgulho de um sobrenome desgastado.

A autora retrata a realidade de um lugarejo, onde é possível observar a dominação de uma família de influentes coronéis no dia a dia dos habitantes. O livro possui um final inesperado que representa um mergulho nas relações ocultas no interior da família, deixando evidente outras formas de dominação que ela mesma sempre escondeu, seja em relação às mulheres ligadas a seus agregados, seja às suas próprias.

“O Anel de Veneno e Outras Histórias”, de José Maria Medina

O livro une experiências, histórias de família, testemunhos e lembranças de situações vividas entre a Argentina e o Brasil, aparentemente sem ligação entre si. A obra propõe desmistificar imagens sobre o peronismo, Evita Perón e Carlos Gardel, além de explicar porque a orgulhosa Buenos Aires – cidade natal do autor – se parece com algumas cidades europeias, com a presença do tango e do democrático espaço dos cafés.

O Brasil, por sua vez, é retratado com seus traços peculiares, marcados pela forte presença africana, pelo calor humano e acolhimento de seu povo. Às vezes se estendem décadas e séculos entre as temáticas abordadas no livro, mas é justamente a partir desses múltiplos laços que se tece a História.

Ana Medina nasceu no município de Formiga (MG). Possui formação em Ciência Política, Ciências Sociais e História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Além de “Pelas Veias Do Tempo”, escreveu “Os Pés de Verônica e Outras Histórias”, de 1998, que traz um olhar essencialmente feminino sobre as relações humanas, “Donzelas Para Povoar”, de 2012, em que moças e matronas saem do interior da Espanha em 1550, a mando do rei, para povoar o Paraguai.

José Maria Medina nasceu em Buenos Aires, na Argentina. É Sociólogo, formado pela Universidade de Buenos Aires, onde foi docente e exerceu cargos de gestão. Reside no Brasil desde 1978, onde foi técnico e diretor da Fundação João Pinheiro, além de consultor na área de pesquisas e estudos socioeconômicos. Atualmente, mora em Santana dos Montes (MG).

#SempreUmPapoEmCasa Ana Medina e José Maria Medina

Dia 16 de setembro, quinta-feira, às 19h

Local: YouTube, Facebook e Instagram do Sempre Um Papo

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Rio distribui doses da AstarZeneca e Pfizer aos municípios do estado

Artigo Anterior

Desafio concluído: Fiat/Gerdau/Minas deu continuidade à preparação para a estreia no Campeonato Mineiro

Relacionados