Aline Calixto lança “Pontinhos de Amor”, seu 1º projeto infantil

Aline Calixto – Crédito: Vitor Bedeti.


A cantora e compositora Aline Calixto lança no dia 12 de outubro, em todas as plataformas de streaming, “Pontinhos de Amor”, seu primeiro trabalho dedicado ao segmento infantil. No disco, ela convida os pequenos e grandes ouvintes a fazerem um lindo mergulho no universo mitológico dos Orixás e Entidades, seres divinos e amigos espirituais, cultuados e encontrados nas religiões  e cultura afro-brasileiras.

Nas 15 faixas, Aline traz sua visão enquanto Umbandista para contar – cantando – um pouco das características de cada Orixá, desde suas personalidades, atributos físicos e os elementos da natureza ligados a cada um deles. Nesse primeiro trabalho, ela nos apresenta 10 Orixás. As outras 4 faixas falam sobre as Entidades encontradas principalmente nos terreiros de Umbanba. “São os nossos espíritos amigos. Cheios de amor e sabedoria, que estão sempre dispostos a dividir conhecimento e nos abençoar”, comenta. Por útimo, o disco traz a faixa bônus, uma encantadora historinha chamada “Festa no Aiyê”.

A musicalidade de “Pontinhos de Amor” foi construída com muito carinho e estudo. O alicerce principal foram as percussões. Criadas com base nos ritmos do Candomblé de Angola – e também amplamente executados em boa parte dos terreiros de Umbanda -, elas se unem a melodias e “barulhinhos”, desenhados por violão, cavaquinho e teclados. Quem assina a direção musical é o “parceiro de sempre” da cantora, Thiago Delegado; com produção executiva de Joyce Cordeiro, direção artística da própria Aline Calixto e, no instrumental, Christiano Caldas (teclados e “barulhinhos”), Bill Lucas (percussão e coro), Thiago Delegado (violão, cavaquinho e coro) e participação especial da sambista Júlia Rocha, em “Oni Beijada”.

Sobre as músicas

A primeira faixa,  “Exus e Pombagiras, meus camaradinhas”, parceria com Sérgio Pererê, celebra essas entidades protetoras dos nossos caminhos, com muita alegria e amor.

Em “Saravá vovô, sarava vovó”, segunda faixa, Delegado e Aline descrevem a chegada dos Pretos e Pretas Velhas nos terreiros, com seus elementos de trabalho e a mais verdadeira premissa entoadas por essas vovós e vovôs: “… o amor é o bem maior”.

Na faixa três, a compositora convida a garotada a bailar e saltitar em “Dançando com os caboclos”, um animado samba de roda que tem como base um ritmo conhecido como Nagô e um outro com uma variação do Congo.

“Oni Beijada” traz toda erêzada para celebrar com Cosme Damião e Doum nos terreiros. É a quarta faixa do disco, composta em parceria com Júlia Rocha que também uniu sua voz e simpatia para alegrar esse mágico encontro.

Na quinta faixa, Aline – em parceria com Makely Ka -, apresenta “Super Ogum”, o orixá guerreiro e grande amigo, sempre presente ao lado de seus filhos. Com o ritmo Congo, que também é a base do funk brasileiro, “Super Ogum” não vai deixar ninguém parado!

“Dançando com Oxossi”, sexta faixa do disco, assinada em parceria com a cantora e compositora Marina Gomes, traz o Orixá que é o rei das matas, amigo e incansável protetor da natureza. Pra entrar na dança com Oxossi é só levantar os braços e balançar ao som do Agueré.

A faixa sete saúda o orixá da justiça, “Xangô, mestre do amor”, feita em parceria com Tavinho Leoni, sambista da nova geração mineira. No ritmo conhecido como Arrebate, somos levados a mergulhar na história desse querido orixá que sempre faz justiça trazendo amor, paz e união.

A parceria com Tavinho continua na faixa oito, “Atotô é Orixá”, que já começa trazendo o fragmento de um ponto bastante conhecido dos umbandistas: “Atotô Obaluaê, atotô babá, atotô Obaluaê, atotô é Orixá”. E segue contando um pouco da história desse maravilhoso Orixá, que vem com seu corpo coberto de palha.

Em “O dono do Arco-Íris”, nona faixa do disco, Aline conta um pouco da história desse belo e intrigante Orixá que ora é cobra, ora é arco-iris. Utilizando as palavras do nosso percussionista Bill Lucas, “para essa canção, lançamos mão de uma ´licença rítmica´para beber da fonte do Carimbó. Já nos refrões, utilizamos o toque tradicional desse Orixá, conhecido com Batá ou Savalú”.

“Vento Bailarino”, décima faixa do disco, que traz como parceira Déa Trancoso, vem saudar Iansã falando dos seus raios, ventos e tempestades. Na batida do Congo, celebramos e dançamos com o vento de Iansã que sopra sem parar!

A faixa 11, exalta a rainha das águas, Iemanjá, e uma parceria antiga da cantora com seu grande amigo viçosense Thyaga. Em “A rainha do mar” apresentamos a sereia do mar, com seu canto doce e acolhedor.

“Ela mora na cachoeira” é a décima segunda faixa, mais uma assinada por Aline e Déa Trancoso. Traz a orixá Oxum e todo seu universo sereiano, permeado por cachoeiras, ouro e muito amor.

A décima terceira faixa apresenta a Orixá “vovó” Nanã. “Nanaê, Nanã” é a primeira parceria musical de Aline com Chico Alves. No refrão trazem um fragmento de ponto de Umbanda para apresentar a mais velhas das Iabás. Uma doce canção embalada pelo ritmo Congo, que convida toda a gente a dançar com o balanço doce e harmonioso dessa vovozinha!

“Pombinha de Oxalá”, a última faixa cantada do disco, foi feita em parceria com Helder Quiroga e soa como uma cantiga de ninar, onde Oxalá – o grande pai de todos -, nos conduz a uma noite de sono tranquila e abençoada. O iníco da música nos traz o pedacinho de um ponto, muito cantando nos terreiros de Umbanda.

A décima quinta música, considerada a faixa bônus do disco, é a única não cantada. É a historinha “Festa no Aiyê”, escrita por pai Ricardo, Mãe Sheila, Michelli Pessoa e Gabriel Ricardo, todos pertencentes a CCPJO – Casa de Caridade Pai Jacó do Oriente, que gentilmente toparam fazer parte desse projeto. Conta a descoberta de um livro por Aline em que um preto e uma preta velha falam sobre uma grande festa realizada pelos Orixás, na terra, em forma de agradecimento a Oxalá. No livro também são encontradas valiosas informações sobre a formação da terra e cada elemento da natureza que a compõe.

Para saber mais:

Sitehttp://alinecalixto.com.br/
Instagram@alinecalixto/
Youtubehttp://youtube.com/alinecalixtooficial

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

3D Fila comemora aniversário com excelentes resultados

Artigo Anterior

PF desarticula quadrilha especializada em distribuir cédulas falsas

Relacionados