Cuidados na gravidez, parto e pós-parto vão além do obstetra



Cada vez mais profissionais podem auxiliar as mães a ter uma experiência diferenciada

O acompanhamento com obstetra é essencial ao longo da gravidez, de modo que a saúde da mãe e do bebê seja monitorada e que os devidos cuidados sejam seguidos. No entanto, cada vez mais profissionais são indicados para garantir um cuidado complementar e estes podem proporcionar uma experiência ainda melhor ao longo da gravidez, durante o parto e pós-parto à grávida e sua família.

Exemplo disso é a indicação de enfermeiros obstetras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, personal trainer, doula, consultora em aleitamento e muitos outros. A obstetra do Grupo Awor Saúde, Dra. Ana Paula Botelho, explica que os variados tipos de profissionais vão de acordo com a necessidade da paciente e as indicações podem partir do próprio médico.

No caso do obstetra, quem está pensando em engravidar pode escolher e planejar o acompanhamento antes mesmo de acontecer. “O mais importante é que a futura mãe confie no profissional, pois essa relação é o que dá mais tranquilidade ao longo do pré-natal, segurança durante a gravidez e também o planejamento sobre o parto, colocando sempre o bem-estar e a saúde em primeiro lugar”, explica a especialista.

O acompanhamento psicológico é indicado tanto durante a gravidez quanto após o parto. Isso porque a mulher passa por muitas transformações durante esse período. Os hormônios, o corpo, seus anseios e desejos mudam constantemente com a formação de uma nova vida dentro de si. O puerpério também é um momento delicado e que requer atenção. Cada mulher lida com isso de uma forma diferente e é necessário ter apoio.

Os nutricionistas, além de acompanharem o ganho de peso, também são importantes para identificar quais são os alimentos a serem evitados e qual a alimentação adequada, considerando, inclusive, os déficits de vitaminas e nutrientes, visando uma alimentação equilibrada.

A obstetra indica que o acompanhamento de fisioterapeutas pode ser interessante a partir da 20ª semana de gestação. “Esse é um cuidado extra e o profissional pode auxiliar na correção de postura, alívio de dores e fortalecimento dos músculos do assoalho pélvico como forma de preparação para o parto”. As atividades físicas também são recomendadas, de acordo com as limitações que possam existir.

No caso de doulas, o papel ganha relevância durante o parto e nascimento do bebê, indicando as posições mais confortáveis, massagens, apoio e conforto.

Já o consultor de aleitamento auxilia em diferentes casos após o nascimento do bebê. “É muito comum que o bebê não pegue a mama de imediato. Embora muitas pessoas acreditem que isso seja um instinto, na verdade é algo que deve ser incentivado e ensinado. Esse profissional ajuda a mãe e a criança, além de prover soluções sobre mamilos doloridos, ingurgitamento, produção de leite e outras questões”, finaliza Ana Paula Botelho.

Sobre o grupo Awor Saúde

O grupo Awor Saúde chega à Região Metropolitana de Belo Horizonte para oferecer atendimento e tratamento médico diferenciados. Em um único lugar, os pacientes encontram toda a infraestrutura necessária para consultas e exames, com praticidade, conforto, qualidade e tecnologia de ponta.

Localizadas no Complexo Lifecenter, estão as unidades Awor Oftalmologia, Awor Otorrinolaringologia, Awor Mulher, Awor Longevidade. Neste local, várias especialidades médicas estão disponíveis como: oftalmologia, otorrinolaringologia, mastologia, ginecologia e obstetrícia, geriatria, endocrinologia, cardiologia, nefrologia, gastroenterologia e urologia.

A Awor Saúde conta também com unidades multiespecialidade localizadas nos bairros Barreiro (Belo Horizonte) e Eldorado (Contagem).

Call center: (31) 3227-1000 ou (31) 3287-0473

Whatsapp: (31) 98777-2100

Agendamento online:

https://components-legacy.feegow.com/index.php/agendamento-online/client/5523640-AAAW#

Mais informações: aworsaude.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Finados: São Paulo deve ter 3 milhões de veículos nas estradas

Artigo Anterior

EVOÉ LANÇA A REVISTA DIGITAL “COMPARTILHADA” E CONVIDA COMUNIDADE CRIATIVA DE BELO HORIZONTE A CONTAR SUA HISTÓRIA

Relacionados