Elen Ferreira, do Projeto Pretinhas Leitoras, é convidada do “Transversalidades”, do CCBB Educativo



Elen Ferreira – Divulgação. 

Encontro é online e acontece no dia 27/10. É necessário se inscrever previamente

 

Os saberes originários e ancestrais que estão no mexer dos corpos infantis pretos contam histórias ainda distantes das salas de aula e dos livros didáticos. Para falar sobre o assunto, o projeto “Transversalidades”, do CCBB Educativo, convida Elen Ferreira, do Pretinhas Leitoras, que apresenta Revisitas identitárias: memórias em arte-educação-infâncias e território no contexto da Pequena África. O encontro é virtual e acontece no dia 27 de outubro, às 15h. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

Promotores de educações outras, transatlânticas, comunitárias, transgressoras do tempo, fundamentam as relações de pertença e identidade de crianças e adultos. Como se perpetuam apesar das invisibilizações sistêmicas?

Em revisitas, os diálogos sobre a criação do Projeto Pretinhas Leitoras são investigados e aprofundados para a discussão de camadas mais profundas que abordarão a interseccionalidade das opressões que cotidianamente ameaçam a liberdade; as narrativas se desenvolvem a partir das vivências na Região Portuária do Rio de Janeiro, no Morro da Providência – Primeira Favela do Brasil e chama a atenção para o protagonismo infantil e juvenil na contemporaneidade onde as infâncias emergem como o presente potente que sonha ser livre.

Elen Ferreira é educadora dos anos iniciais do Ensino Fundamental atuando intersetorialmente. Articuladora cultural e co-criadora da iniciativa arte-educativa Pretinhas Leitoras.

 

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.   

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Revisitas identitárias: memórias em arte-educação-infâncias e território no contexto da Pequena África

Com Elen Ferreira (Pretinhas Leitoras)

 

Quarta-feira, 27 de outubro, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições:  ccbbeducativo.com/cursos 

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras 

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

 

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

DOTART GALERIA REABRE AO PÚBLICO COM A EXPOSIÇÃO “CALEIDOSCÓPIO”, COM OBRAS EM CERÂMICA DE CAROLINA PONTE

Artigo Anterior

Governo pede abertura de crédito de R$ 9,4 bilhões para Auxílio Brasil

Relacionados