Mediação e educação são discutidos no “Transversalidades”, do CCBB Educativo



Gleyce Kelly – Acervo Pessoal. 

Encontro é online e acontece no dia 13/10 com Gleyce Kelly Heitor

“Mediação e Educação em Instituições Culturais” é o tema do próximo “Transversalidades”, projeto do CCBB Educativo. A educadora e pesquisadora Gleyce Kelly Heitor é convidada para falar sobre o assunto no dia 13 de outubro, às 15h, em transmissão pela plataforma Zoom. É necessário fazer inscrição prévia no site do Programa para participar do evento ao vivo, que também conta com tradução em Libras.

No encontro, será possível refletir e debater sobre as práticas de mediação e educação no contexto institucional das artes. Serão apresentados conceitos, posições e perspectivas sobre as relações entre mediação cultural e educação, ressaltando diferentes modos de atuar e mapeando os discursos que orientam – ou por vezes estão subjacentes a um conjunto de fazeres.

A edição do Transversalidades também aborda os desafios da mediação cultural, frente às reconfigurações das instituições, diante da pandemia. Como foram as adaptações das atividades e seus pontos positivos e negativos.

Gleyce Kelly Heitor é educadora e pesquisadora. Tem licenciatura em História (UFPE) e mestrado em Museologia e Patrimônio (Unirio-Mast). Atualmente é diretora do Núcleo de Cultura e Participação do Instituto Tomie Ohtake – SP. Foi Gerente de Educação e Participação do MAM Rio (2020-2021), coordenadora pedagógica da Elã – Escola Livre de Artes (Galpão Bela Maré – Observatório de Favelas – 2019, 2020/21) e coordenadora de ensino da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (2019).

Atuou como professora substituta do Bacharelado em Museologia da UFG (2017- 2018), como coordenadora pedagógica nacional do Programa CCBB Educativo Arte e Educação – 2018 (JA.CA Centro de Arte e Tecnologia – 2018) e assessora e coordenadora pedagógica da Escola do Olhar (Museu de Arte do Rio – 2012-2017). Desenvolveu, através de uma bolsa de cooperação internacional, estágio na Diretoria de Mediação e Programação Cultural do Museu do Louvre (2016). Atua no estabelecimento de relações entre os campos da gestão cultural, da arte contemporânea e da educação; nas interfaces entre a museologia e o pensamento social brasileiro e no fortalecimento de vínculos entre a cultura e os movimentos sociais. Colabora, ainda, com o Instituto Oficina Francisco Brennand – PE (2021), onde é curadora adjunta do eixo Território; e com a Escola Itaú Cultural – SP, onde é professora do curso Mediação Cultural Contemporânea (2020 e 2021).

 

Acessibilidade no CCBB Educativo

Acessibilidade e inclusão são princípios que pautam todas as ações do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação, contribuindo para um ambiente propício à pesquisa, criação e fomento de ações voltadas à garantia de ampla democratização e acesso à cultura.

O Transversalidades traz cursos para professores e educadores, abordando temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas. Tem entre seus temas as práticas artísticas e sociais, a memória, a produção de subjetividades, de territórios e de patrimônios.

O curso é ministrado por profissionais convidados de áreas diversas, e sempre conta com intérprete de Libras.

 

SERVIÇO:

Programa CCBB Educativo – Transversalidades

Mediação e Educação em Instituições Culturais

Com Gleyce Kelly Heitor

Quarta-feira, 13 de outubro, às 15h

Transmissão: Plataforma Zoom

Inscrições:  ccbbeducativo.com/cursos

Classificação indicativa Livre – indicado para pessoas acima de 16 anos

Acessível em Libras

Evento gratuito

Informações: (31) 3431-9440/9441

www.ccbbeducativo.com

bb.com.br/cultura

 

 

Sobre o Programa CCBB – Educativo

O Programa CCBB Educativo desenvolve ações que estimulam experiências, criação, investigação e reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Essas partilhas acontecem por meio de trocas culturais e metodologias de educação que garantem acesso amplo e inclusivo ao patrimônio e sua diversidade.

Sobre Circuito Liberdade

O Centro Cultural Banco do Brasil é integrante do Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Conta de luz poderá ser paga com cartão de crédito em São Paulo

Artigo Anterior

Investimentos do 5G vão universalizar internet no Brasil, diz ministro

Relacionados