Palestra da Academia Mineira de Letras aborda a metaficção historiográfica de Ana Maria Gonçalves



Foto: Cecy Barbosa – Divulgação CCBB.

Professora Cecy Barbosa Campos é a convidada do evento virtual. Conteúdo fica disponível a partir de 07/10

A próxima palestra virtual da Academia Mineira de Letras é “A metaficção historiográfica de Ana Maria Gonçalves” que traz como convidada a professora Cecy Barbosa Campos para apresentar o assunto. O conteúdo estará disponível a partir do dia 7 de outubro, às 11h, no canal do YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A professora Cecy Barbosa Campos explica que Ana Maria Gonçalves, no romance Um defeito de cor, apropria-se de fatos históricos ocorridos no século XIX, ficcionalizando-os. “Em trabalhosa pesquisa utiliza a história da escravidão relatando como eram capturados os africanos para serem escravizados, as atrocidades cometidas nos “tumbeiros” e a chegada ao Brasil”, ressalta.

A narração é feita por Kehinde, que, na infância, fora aprisionada com milhares de africanos num navio infecto e assim chega ao Brasil, com o nome cristão de Luiza. Os fatos narrados coincidem com a história de Luiza Mahim, lendária figura invocada como símbolo de resistência à escravidão e líder de movimentos revolucionários, destacando-se a Revolta dos Malês.

O leitor acompanha a vida de Kehinde/Luiza e ao mesmo tempo a História do Brasil, pois a obra entrelaça a vida da narradora com acontecimentos ocorridos no Brasil, além de mostrar interessantes aspectos da vida na África.

Além das palestras on-line inéditas que integram a programação 2021, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante

Cecy Barbosa Campos – Natural de Juiz de Fora, MG. Bacharel em Direito e licenciada em Letras (Inglês), com mestrado em Letras, pela UFJF, de onde é professora aposentada.  Exerceu atividades no Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração com experiência também em Educação Especial por participação no projeto Hellen Keller, em convênio da UFJF, Associação dos Cegos e Colégio de Aplicação João XXIII.

Dentre suas publicações: prefácios, capítulos de livros, revistas virtuais e impressas, antologias e 17 livros solo. Pertence a academias de letras e instituições culturais no Brasil e no exterior (Portugal, França, Argentina, Estados Unidos). Premiações em concursos literários da UBE/RJ, da ABRAMES, da AJEB/RJ, da AJEB/MG, da ALACIB/Mariana e outros.

SERVIÇO:

Academia Mineira de Letras

Palestra virtual “A metaficção historiográfica de Ana Maria Gonçalves” com Cecy Barbosa Campos

Data: a partir de 7 de outubro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Digitaliza Brasil: sinal de TV digital é expandido para 183 cidades

Artigo Anterior

CPI da Pandemia aprova nova convocação do Ministro da Saúde

Relacionados