Aliança Francesa apresenta conferência que discute questões sociais, políticas e científicas da Memória Colonial na França



Atração faz parte da Programação do Mês da Consciência Negra e traz como convidado o historiador Nicolas Bancel

Como parte da programação do Mês da Consciência Negra, a Aliança Francesa de Belo Horizonte convida o público a participar da conferência online “O rasgo – Questões sociais, políticas e científicas da memória colonial na França”. O evento acontece no dia 20 de novembro, às 10h30, e é conduzido pelo historiador Nicolas Bancel. É necessário se inscrever previamente para participar.

Após as declarações do presidente Macron durante a última campanha presidencial, qualificando a colonização como um “crime contra a humanidade”, a história e a memória da colonização como as consequências pós-coloniais deste período estão hoje no centro de debates públicos na França.

A discussão ganha ainda mais força com a publicação de um relatório do historiador Benjamin Stora sobre as memórias da Guerra da Argélia, a publicação de um relatório do cientista político Achille Mbembe sobre as consequências pós-coloniais da colonização nas relações entre a França e a África e a criação de uma comissão responsável por estabelecer o papel da França em Ruanda antes e depois do genocídio.

Na conferência, o objetivo é compreender por um lado as questões sociais destes debates que dividem profundamente a opinião pública, assim como os grupos que têm uma ligação direta com a história colonial. Além disso, avaliar as questões políticas ligadas à tensão entre o desejo de revelar a verdade e, inversamente, a invocação da “nostalgia colonial”; e, por fim, vislumbrar as dificuldades que o mundo da pesquisa acadêmica enfrenta nessas questões.

Nicolas Bancel é historiador, professor titular da Universidade de Lausanne (Unil), co-diretor do grupo de pesquisa Achac e pesquisador do Centro de História Internacional e Estudos Políticos da Globalização (CRHIM) da UNIL (Universidade de Lausanne).

Ele é especialista em história colonial e pós-colonial e história do corpo e publicou ou co-publicou cerca de sessenta livros, incluindo recentemente  Access to Higher Education in European Colonial Empires: Citizenship, Social Structures, and Globalization (Ciências Sociais, Edição Especial, 2021) ; Le postcolonialisme (Presses Universitaires de France, 2019); Sexe, race & colonies. La domination des corps, du XVe siècle à nos jours (Éditions La Découverte, 2019); The Colonial Legacy in France (Indiana University Press, 2017).

A conferência é uma realização da Embaixada da França e da Aliança Francesa de BH com o apoio da Associação de Professores de Francês do Estado de Minas Gerais e da Wallonie Bruxelles International.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Mês da Consciência Negra

Conferência “O rasgo – Questões sociais, políticas e científicas da memória colonial na França”

Data: 20 de novembro, às 10h30

Inscrições gratuitas pelo link https://us06web.zoom.us/meeting/register/tZIqdO-orTIiHtZovSzv3iIEtnlwbdaQU6TG

Onde: encontro online pela plataforma Zoom

O evento conta com tradução simultânea para o português.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Agentes apreendem carro clonado da polícia em operação no Rio

Artigo Anterior

Agência Brasil explica como tirar o registro civil de nascimento

Relacionados