Clube do Livro da Aliança Francesa conta com participação especial de Joëlle Sambi, por ocasião do Mês da Consciência Negra.



Copyright_Philippe Braquenier_MG. 

O bate-papo online sobre o assunto acontece em 27/11

Em novembro, o clube do livro “Lire et s’inspirer” da Aliança Francesa recebe a participação especial da artista belga, Joëlle Sambi, por ocasião do Mês da Consciência Negra. O encontro conta, ainda, com a participação da Karine Bassi, artista de Slam de BH, e acontece no dia 27 de novembro, às 10h. É necessário de se inscrever previamente. O evento online conta com tradução para o português.

Sambi vai conversar com os participantes sobre a luta contra o racismo, a intolerância, a consciência negra e também sobre o slam (manifestação artística parecida com o duelo de MCs, envolvendo poesia) como instrumento de emancipação. O debate ganha força com Karine Bassi. Juntas, elas irão debater a recepção do slam no Brasil e na Bélgica e a importância de se manifestar. Cada artista também lerá alguns trechos de slam.

Joëlle Sambi é uma ativista lésbica afro-feminista. Ela é autora, poetisa e diretora. Atualmente está trabalhando em seu primeiro documentário “Pinkshasa Diaspora”, um poema político que traça a paisagem dos homossexuais na diáspora congolesa. Ela utiliza, principalmente a linguagem da poesia e do slam. Atualmente, se apresenta no show de slam e Krump “Fusion”, que discute racismo estatal e violência policial com o dançarino de Krump, Hendrickx Ntela. É co-presidente da Comunidade Lésbica EuroCentralAsian e membro da Rede Belga para Vidas Negras, um coletivo que organizou a primeira grande manifestação contra o racismo de estado e a brutalidade policial na Bélgica, que reuniu 20 mil pessoas em junho de 2020 em Bruxelas.

Karine Bassi é poeta contemporânea, feminista e ativista das causas sociais. Formada em biologia na Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Bassi é articuladora e produtora cultural no ColetiVoz – coletivo responsável por desenvolver atividades sociais, culturais e de emancipação de territórios no Barreiro e regionais adjacentes; é idealizadora e coordenadora da editora popular Venas Abiertas e atriz na companhia de teatro marginal periférico, Cia 5SÓ.

O encontro é uma realização da Wallonie Bruxelles International, da Embaixada da França e da Aliança Francesa de BH com o apoio da Associação de Professores de Francês do Estado de Minas Gerais e da Federação Brasileira dos Professores de Francês.

Com edições mensais, o Clube do Livro da Aliança Francesa de Belo Horizonte discute obras na língua francesa, fomentando o conhecimento de autores e livros francófonos.

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Clube do Livro Ler e Inspirar

Mês da Consciência Negra

Data: 27 de novembro, das 10h às 11h30

Inscrições: http://urlr.me/38G9q

Onde: encontro online pela plataforma Zoom

O evento conta com tradução simultânea para o português.

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

ROLETA DA SORTE NA BLACK FRIDAY DO SHOPPING CIDADE

Artigo Anterior

Produção industrial fica estável em outubro pelo segundo mês, diz CNI

Relacionados