Último “Cine Club Virtual Bande à Part” do ano apresenta “Ciclo – Mês da Consciência Negra”



Atlantique (2019) de Mati Diop – Reprodução. 

Encontro virtual acontece no dia 30/11. Filmes são disponibilizados em streaming para os participantes

Por ocasião do Mês da Consciência Negra, a Aliança Francesa de Belo Horizonte realiza o último encontro de 2021 do Ciné-club Virtual “Bande à Part”, com a temática ‘’Ciclo – Mês da Consciência Negra’’. O bate-papo virtual acontece no dia 30 de novembro, às 18h. As inscrições para participar são gratuitas e estão abertas até o dia 30 de novembro.

Três filmes são sugeridos para esse mês, seguindo o tema desta edição. O público pode assistir as obras: Atlantique (2019), de Mati Diop, A Pequena Vendedora de Sol (1999), de Djibril Diop Mambéty e O Carroceiro (1963) de Ousmane Sembène.

Os títulos podem ser assistidos online por streaming indicado ao participante após a inscrição via e-mail, que pode ser feita até o dia do encontro virtual, 30 de novembro. O encontro é online, via plataformas digitais (Zoom). A equipe organizadora enviará aos inscritos o link de acesso à sala para o bate-papo.

O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências com filmes franceses e francófonos. A única exigência é estar inscrito e recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão.

A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento e aproximar o público dos filmes franceses, que nem sempre chegam às telas no Brasil e promover discussões sobre eles.

Sobre os filmes

Atlantique, 2019 |Mati Diop | França – Senegal – Bélgica| Drama romântico| 1h44

Ada é uma menina de 17 anos apaixonada por Souleimane, um jovem pedreiro que está trabalhando na construção de um prédio futurista à beira mar no subúrbio de Dakar, no Senegal. O único problema é que ela foi prometida para outro homem. Quando, certa noite, os trabalhadores desaparecem no mar, seus espíritos retornam possuindo o corpo de suas namoradas para buscar justiça.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=HebCdyq1AE4

A Pequena Vendedora de Sol (La petite vendeuse de soleil), 1999 | Djibril Diop Mambéty| Senegal | Drama | 45min

O filme gira em torno de uma menina alfabeta e aleijada chamada Sili, de uma favela nos arredores de Dakar, que decide um dia abandonar a vocação da avó cega de pedir dinheiro nas ruas e assumir o trabalho fisicamente exigente de vender jornais.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=0FPkuH3f9Nk

O Carroceiro (Le Charretier), 1963| Ousmane Sembène| Senegal| Drama | 20min

É já com quarenta anos e com vários romances publicados que Sembène começa a filmar. Neste seu segundo curta, considerado por muitos historiadores como um dos primeiros filmes realizado por um negro na África, seguimos um condutor de carroça pelas ruas pobres e desoladas de Dakar.

 

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=nezfRII8j9E

 

 

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Ciné-Club virtual Bande à Part

Tema de novembro: Mês da Consciência Negra

Participação gratuita

Bate-papo online dia 30 de novembro, às 18h

Inscrições até 30 de novembro: https://rb.gy/hyhw3h

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

@aliancafrancesabh

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Boulevard Shopping BH tem Black Week com a campanha Week Tudoooo!

Artigo Anterior

Anvisa recebe pedido para uso emergencial de medicamento contra covid

Relacionados