Aliança Francesa, em parceria com a Prefeitura de Contagem, apresenta Exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”



Casarão Parque Gentil Diniz – Foto Ricardo Lima – PMC.

Mostra fica em cartaz até 31/12 no Casarão do Parque Gentil Diniz

 

O Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França em Belo Horizonte, a Aliança Francesa Belo Horizonte e o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), em parceria com a Prefeitura de Contagem, realizam a exposição “Matéria Plástica: Vida Selvagem”, que fica em cartaz no Casarão do Parque Gentil até o dia 31 de dezembro. O local foi todo remodelado e pintado e, agora, passa a receber o público que vai ao parque e aprecia a arte. A entrada é franca e não há necessidade de reservas prévias de horário.  Todos os protocolos sanitários são seguidos.

Nas telas expostas é possível perceber a afirmação de que o ser humano domestica a natureza por meio da produção de matérias plásticas. Por meio da mostra, questionamentos são levantados, discussões são iniciadas, tais como, por que produzimos o plástico? E por que esquecemos de sua existência?

Com 22 painéis, de 58cm de largura por 118 cm de altura, a montagem traz um aspecto de revista em tela, alertando para a acumulação de dejetos no meio ambiente aquático. Em uma exposição trilíngue (francês, português e inglês), há referências às experiências pelo mundo, além de fazer do plástico um ator do dia a dia e como ele faz a natureza ficar “selvagem”.

Baseada na colaboração científica de pesquisadoras em ciências sociais e ambientais francesas e vietnamitas, como a antropóloga Mikaëla Le Meur, a geoquímica das águas, Émilie Strady; e a geóloga Khiêu Le Thuy Chung, apoiando-se no grafismo original e ilustrativo de Elza Montalhuc, a exposição propõe sensibilizar e acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.

Serviço:

Mostra: “Matéria Plástica: Vida Selvagem”

Até 31 de dezembro

Local: Casarão do Parque Gentil Diniz (rua Maria do Carmo Diniz, 141 – Nossa Senhora do Carmo – Contagem)

Visitação: de terça-feira a domingo, das 8h às 17h

Entrada gratuita

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Academia Mineira de Letras faz homenagem aos 700 anos da morte de Dante Alighieri com Palestra Especial

Artigo Anterior

TIANASTÁCIA CELEBRA 25 ANOS DE CARREIRA COM NOVO DISCO: “SONHOS LOUCOS”

Relacionados