Crescimento do e-commerce aumenta as vendas de embalagens



Caixas personalizadas geram experiência diferenciada e impactam positivamente os clientes ao receberem seus produtos.

Como reflexos das medidas restritivas impostas pela pandemia da Covid-19, os brasileiros mudaram os hábitos de compras. Se de um lado houve queda nas vendas em lojas físicas, por outro houve aumento na procura pelo comércio eletrônico em todo o país. A Confederação Nacional do Comércio estima que o e-commerce no Brasil feche 2021 com um avanço de 38%.

E como consequência alguns setores são movimentados devido ao crescimento das vendas online. Uma delas são as indústrias gráficas com a produção de caixas personalizadas em papelão. De olho nesse mercado, Ronymarco Lemos, diretor da Koloro Indústria Gráfica, em Belo Horizonte, aumentou a produção para as vendas de final de ano e conta que as caixas são excelentes opções para gerar uma experiência diferenciada e impactar o cliente ao receber seus produtos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria Gráfica (Abigraf), o setor de embalagens responde atualmente por 48% do total da demanda de serviços da indústria gráfica. Ronymarco aproveita o momento para crescer ainda mais no mercado e ser referência na área. “Estamos fabricando caixas para cesta básica, cestas de café, caixa de presente, além de outros brindes personalizados. Nessa época, esses são os tipos de embalagens mais procuradas”, diz.

Diversificação 

Atualmente as empresas gráficas são bem diversificadas, sendo responsável não apenas pela impressão de livros, revistas, folders e panfletos. Mas, também pelo segmento de embalagens, materiais promocionais e catálogos, que fortalecem o marketing. “Quando uma empresa oferece brindes aos clientes, eles sempre lembrarão dela ao olharem para o objeto. Também é importante ressaltar que é graças à indústria gráfica que medicamentos e alimentos vêm protegidos por embalagem”, conta o empresário.

A publicidade engloba um conjunto de ações que atingem o consumidor diretamente, seja no ponto de venda ou em uma campanha efetiva realizada em feiras e eventos. “Por isso, tanto o material gráfico quanto digital precisam ser trabalhados juntos, um completa o outro, o equilíbrio é fundamental para atingir novos públicos e fidelizar o cliente”, comenta.

Produção consciente

O trabalho da indústria gráfica é essencial, gera recursos e fomenta a economia, mas pode causar impactos na natureza, como qualquer outra atividade humana, por isso cabe ao setor desenvolver serviços para manutenção do meio ambiente. “Apesar de usarmos recursos que evitam a degradação do ambiente, também conscientizamos nossos colaboradores a ajudar e disseminar sobre a importância de cuidar do nosso planeta com práticas sustentáveis. Além disso, estamos investindo na produção de copos biodegradáveis personalizados. É uma demanda que está aumentando cada dia mais entre os clientes para o consumo de café e chopp”, destaca.

Fonte: Ronymarco Lemos, proprietário da Koloro Indústria Gráfica (@koloroindustriagrafica). 

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