Pensamento Sistêmico é assunto de palestra da Academia Mineira de Letras



Professora Maria José Esteves revela detalhes das pesquisas de Humberto Maturana em vídeo disponível a partir de 03/02

Em seu livro Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência. (2002), a professora Maria José Esteves explicita as contribuições do biólogo chileno Humberto Maturana para a mudança de paradigma que está em curso na ciência. Ela fala sobre esse assunto em palestra da Academia Mineira de Letras “Pensamento Sistêmico: o legado de Humberto Maturana”, que estará disponível no canal de YouTube da AML a partir das 11h do dia 3 de fevereiro.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

Na palestra, a professora abordará as implicações do trabalho de Maturana, não só para os profissionais que atuam no domínio da ciência, mas também para os leigos. São implicações que nos convidam a repensar nossos valores, crenças e pressupostos acerca da existência da realidade objetiva e sobre a busca da verdade.

De acordo com a palestrante, as reflexões propostas trazem repercussões transformadoras para a forma de estar no mundo e de nos relacionar: na família, no trabalho, na política, nas cidades, enfim, em todos os domínios sociais de que sejamos parte.

“As pesquisas realizadas por Maturana nos levam a vivenciar experiências que colocam em cheque nossa crença tão arraigada de que o mundo – tanto a natureza física, quanto a natureza biológica e a natureza social – existe independentemente de nós e de que podemos e devemos nos esforçar para conhecê-lo tal como ele é na realidade. As evidências vindas dos laboratórios de biologia experimental nos convidam a uma nova visão de mundo e a refletir seriamente sobre o mundo em que queremos viver”, completa.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 200 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever

Sobre a palestrante:

Maria José Esteves é autora de vários livros, com destaque para o Pensamento Sistêmico. O novo paradigma da ciência. (11ª edição, com versão em inglês) e Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais (3 volumes).

Considerada referência nacional e internacional nesse assunto, atualmente atua como professora, consultora e palestrante, abordando o Pensamento Sistêmico Novo-Paradigmático e as implicações dessa nova visão de mundo em nossa forma de viver e atuar nas mais variadas áreas.

Fundamentada na sua concepção do Pensamento Sistêmico como o novo paradigma da ciência, desenvolveu a Metodologia de Atendimento Sistêmico que viabiliza práticas inovadoras para solução de situações-problema nas áreas de educação, saúde, empresas, meio ambiente, políticas sociais, direito, solução de conflitos, relações internacionais.

SERVIÇO:

Palestra on-line “Pensamento Sistêmico: o legado de Humberto Maturana”, com Maria José Esteves

 Data: a partir de 3 de fevereiro, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

“Lugar de Criação”, do CCBB Educativo, é a opção ideal para a criançada se divertir nas férias

Artigo Anterior

Justiça Federal arquiva caso do triplex contra ex-presidente Lula

Relacionados