Aliança Francesa e Funarte lançam “Cruzamentos”, programa de residência artística em artes cênicas



Fachada Aliança Francesa – Divulgação. 

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 15/02. Quatro projetos serão selecionados

 

Um novo programa de residência está disponível a artistas e coletivos de artes cênicas. Trata-se do projeto “Cruzamentos” da Villa Tijuca, que está com inscrições abertas até o dia 15 de fevereiro pelo site www.villa-tijuca.com, onde também é possível conferir o edital detalhado. Quatro projetos serão selecionados para uma residência de pesquisa na França e no Brasil, com uma equipe artística composta por brasileiros e franceses.

O programa é uma iniciativa de Chaillot – Théâtre national de la Danse, MC2 – Maison de la Culture de Grenoble e das Alianças Francesas do Brasil em parceria com a Funarte, com apoio do Institut Français e da Embaixada da França no Brasil.

Cada projeto escolhido será acolhido durante um mês em residência no Brasil e um mês na França em 2022. No Brasil, o programa poderá ser realizado em espaços da Funarte ou das Alianças Francesas do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte. Na França, a residência acontece no Teatro Chaillot, em Paris, ou na MC:2, em Grenoble.

Os selecionados receberão bolsas previstas no edital. As contribuições financeiras têm como objetivo cobrir os gastos da residência em cada um dos locais de execução, seja na França ou no Brasil.

Os brasileiros interessados devem comprovar experiência no campo das artes cênicas. Além disso, devem incluir experiência de mediação e contato com o público, uma vez que durante as residências no Brasil os laureados do programa serão convidados a participar dos eventos da programação das Alianças Francesas do Brasil e de seus parceiros, e principalmente da Funarte, com o objetivo de valorizar o trabalho de pesquisa de criação em andamento.

A Villa Tijuca, com seu nome inspirado no bairro de origem, é um projeto de espaço de recursos para as residências entre a França e o Brasil. A Vila é aberta ao diálogo de culturas e busca incitar e apoiar as co-criações entre artistas francófonas e lusófonos, tanto no Brasil como na França.

Por meio das convocatórias concebidas pelas união e parcerias com instituições culturais dos dois países, este ecossistema de iniciativas e ideias é pensado para desenvolver e valorizar a implementação de residências de pesquisa, experimentações e de criação, estando sempre acessível a todos os públicos.

SERVIÇO:

Aliança Francesa

Programa de Residência Artística Cruzamentos

Inscrições até 15 de fevereiro pelo site www.villa-tijuca.com

Participação Gratuita

Informações:

www.villa-tijuca.com

[email protected]

aliancafrancesabh.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Palestra na Academia Mineira de Letras discute se quadrinhos são um gênero literário

Artigo Anterior
Andreia Tokutake

Andreia Tokutake: Brasileira classificada para festival de fisiculturismo de Schwarzenegger, confira

Relacionados