Janaína Rueda – Foto Thomas Baccaro.
Com o porco e a galinha como protagonistas, restaurante Pacato recebe a premiada chef na quinta-feira, 3 de março, com menu exclusivo para a noite
No dia 3 de março, a cozinha do Pacato recebe Janaína Rueda para um menu a quatro mãos. Dois expoentes da culinária brasileira, Caio Soter e Janaína propõem 7 etapas, entre entradas, principais e sobremesas, em um encontro entre a cozinha caipira, da Dona Onça, e a cozinha mineira de quintal, do chef mineiro.
Em comum, Caio e Janaína têm o apreço pela culinária popular brasileira trazendo ingredientes como o porco, frango, milho e feijão. A inspiração na comida caipira e na cozinha de quintal, aliado às técnicas de alta gastronomia, balizam o jantar. Apostando em cortes como o pé de porco, a ostra de frango e o coração de galinha, Caio e Janaína mostram que há elegância no popular, valorizando ingredientes tão brasileiros. Os chefs trazem como protagonistas da noite o porco, que será apresentado por Janaína e a galinha, trabalhada em diversas técnicas e preparos por Caio Soter.
Entre os destaques do dia, estarão, entre outros pratos, a pancetta com goiabada, sushi de porco e tartar de porco, de Janaína; o frango assado recheado com coração de galinha, quiabo tostado, glace de pé de frango e angu mole, de Caio; e o rocambole de milho com sorvete de nata e fonduta de canastra, para a sobremesa. Com harmonização de vinhos brasileiros e internacionais, entre Bordeaux, Portugal, Espanha e Argentina, o menu harmonizado sai por R$630 (R$390 sem harmonização).
O encontro marca a nova etapa do Pacato, onde será possível conferir alguns spoilers do que vem por aí no próximo menu da casa. Oportunidade única para apreciar a culinária caipira de alto nível em Belo Horizonte.
Caio Soter
Nascido em Belo Horizonte, Caio Soter sempre teve uma ligação forte com o território e, consequentemente, com a cozinha mineira. O Pacato, seu primeiro restaurante, tem como missão proporcionar ao comensal um momento desacelerado, de apreciação calma e pacata da vida e de seus prazeres. Com inovação e modernidade em seu DNA – sem deixar de lado o respeito às tradições – o chef presenteia a capital mineira com uma casa de alta cozinha autoral. A inspiração da cozinha é um dos alicerces da culinária mineira, a cozinha de quintal: em tempos de escassez de alimentos e muitas privações, as famílias se organizavam em fazendas e roças e se dedicavam à agricultura familiar de subsistência, com ênfase no cultivo de milho, feijão, mandioca e a criação de porcos e galinhas. Essa tríade de alimentos – vegetais, porco e frango – é a essência do cardápio do Pacato.
Janaína Rueda
Cozinheira e empreendedora, Janaína se criou no centro de São Paulo, onde hoje comanda, ao lado de seu marido Jefferson Rueda, o Bar da Dona Onça, A Casa do Porco, a lanchonete Hot Pork e a Sorveteria do Centro. Com pratos tipicamente brasileiros conquistando a clientela, a Dona Onça busca valorizar a comida popular e, principalmente, transformar o mundo através da gastronomia. Teve um papel fundamental em colocar o Centro de São Paulo na rota gastronômica, através de culinária democrática e saborosa, uma mistura da comida boêmia com a comida caipira. Eleita ícone do ano pelo Latin America’s 50 Best Restaurants 2020, Janaína é apaixonada por São Paulo e tem papel importante no projeto de melhoria da merenda escolar e pelo seu envolvimento em campanhas por socorro à indústria da hospitalidade na pandemia.
Serviço
03 de março – Quinta-feira – das 19h às 23h
Endereço: Rua Rio de Janeiro, n 2735, Bairro Lourdes – CEP 30160-042
Capacidade: 40 lugares
Reservas: https://pacatobh.com.br/
Instagram:@pacatobh