Marketing digital e fidelização do cliente



Especialista dá dicas de quais ferramentas usar no processo

 

Empreender é um desafio e tanto. Para fazer seu negócio dar certo, é necessário utilizar as estratégias de marketing. Dessa forma, há possibilidade de crescer no mundo dos negócios e fazer com que os clientes sejam fiéis a sua marca. “O Marketing Digital permite uma interação direta com o cliente e possui como característica a possibilidade de mensuração a todo tempo das interações feitas. Isto é fundamental para criar um relacionamento consistente e buscar melhorar a experiência dele com o seu produto ou serviço”, explica o especialista em soluções de marketing, Luciano Auto.

Por meio da estratégia de conteúdo, é possível ter o cliente te acompanhando e interagindo com você mesmo num momento onde ele não está comprando nada. O seu produto ou serviço pode estar sempre presente e se tornar relevante.  “Para chegar na fidelização é preciso primeiro conhecer o seu cliente e ter uma escuta ativa a todas as suas necessidades e desejos envolvidos no processo de compra do seu produto/serviço. É preciso estar atento ao comportamento do seu consumidor e a todas as variáveis que influenciam o seu momento de compra. A partir daí podemos utilizar a tecnologia para nos ajudar a monitorar todos os momentos de interação do cliente com o seu negócio registrando como foi esta interação considerando informações como:  o que foi comprado, com que frequência foi comprado, se houve feedback positivo ou negativo, qual o valor gasto, etc”, evidencia.

É importante ter um registro do que o seu cliente busca para adequar a sua oferta às necessidades e aumentar as chances de retorno. “Além disso, é muito importante a comunicação constante para ele entender que você pode estar sempre presente na vida dele ajudando-o a resolver uma dor”, completa Luciano.

Qual a melhor estratégia?

 

É preciso entender o seu público e como ele se relaciona com o seu produto e ferramentas de marketing digital para, a partir daí, definir um bom planejamento de ações. “É preciso definir um posicionamento claro sobre quem você é, o que o seu negócio tem de diferencial, porque o cliente pode escolher você e não outra empresa, pois com esta clareza somada ao conhecimento do seu cliente ‘sonho’, você pode, com ajuda de um bom profissional de marketing, definir estratégias consistentes que vão te trazer um novo resultado e uma maior aproximação com este cliente”, esclarece.

O especialista ressalta que não consegue adquirir clientes sem consolidar a sua marca. Na visão de longo prazo de uma empresa ou um negócio isto é fundamental, pois a sua força de marca é que vai garantir recompra, indicação e facilitar a sua busca por novos clientes. “Tudo isto começa num diagnóstico bem feito de mercado para te ajudar a se posicionar de forma diferente dos concorrentes saindo do lugar de mais do mesmo. Paralelo a isto, tem que existir uma preocupação grande com a jornada do cliente para que ele tenha uma excelente experiência com o seu negócio e possa te ajudar no ciclo de fortalecimento da marca”, afirma.

É importante entender que qualquer negócio para ser bem-sucedido não tem que ser refém do marketing digital, pois não é só ele que traz sustentação para o negócio. “Ele é uma parte importante como canal de comunicação ou canal de vendas, mas se isto não for feito com estratégia e considerando outros possíveis canais, o resultado é limitado. Além do que, as redes sociais são espaços ‘alugados’, já que não são da sua empresa e você tem que se submeter às regras do ‘algoritmo’ que mudam a todo tempo. É necessário criar seu próprio caminho em paralelo e encontrar seus próprios espaços de interação com o consumidor”, finaliza.

Fonte: Luciano Auto – Administrador com Mestrado em Comportamento do Consumidor, hoje atuando como Especialista em Soluções de Marketing, Consultor, Mentor e Palestrante.

Instagram: @lucianoautoconsultor

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