Pesquisas indicam as profissões mais promissoras de 2022



A falta de qualificação ainda é o principal obstáculo para os recrutadores dessas áreas

 

Na contramão da crise financeira e do alto índice de desemprego, algumas profissões estão ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Empresas e recrutadores, porém, lidam com um problema específico para o preenchimento das vagas nesses setores: a falta de mão de obra qualificada. Atualmente no Brasil 69% dos empregadores se queixam da falta de profissionais qualificados, segundo o Guia Salarial da empresa de recrutamento Robert Half.

Somente no setor de TI, 530 mil vagas de trabalho criadas no Brasil até 2025 não serão preenchidas, de acordo com levantamento da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom).

Para suprir esse gap, levando a muitos a transformação que é acessível a poucos por meio da educação, a Kroton, detentora da Faculdade Pitágoras, criou a Academia Tech, um pool de 19 cursos em tecnologia da informação para o ensino superior, com duração máxima de cinco semestres.

A Academia Tech surgiu com o propósito de oferecer cursos condizentes com a necessidade do mercado e alta qualidade de ensino. Para a sua criação, a Kroton entrevistou mais de 10 empresas do segmento de tecnologia para entender as lacunas entre o recém-formado x profissional mais preparado para o mercado. Esse benchmarking permitiu a criação de uma grade curricular alinhada às necessidades dos empregadores, garantindo que o aluno aprenda, desde o primeiro semestre, os desafios reais do mercado de trabalho.

Disponíveis principalmente na modalidade EAD, os cursos possuem grade curricular atualizada, que possibilita ao aluno ingressar no mercado de trabalho logo no primeiro ano de formação. Além disso, a Academia Tech tem cursos livres, preparatórios e complementares com certificação, realizados em parceria com grandes empresas de TI, que somados ao currículo do aluno, o ajudam no tão sonhado emprego na área.

“Acabamos de fechar uma parceria com o LinkedIn para a oferta de conteúdos como dicas para aproveitar ao máximo a rede de contatos profissionais, orientações para a criação de uma rede efetiva e temas relacionados à liderança e trabalho em equipe. No total, são 86 cursos disponíveis para auxiliar os alunos da Academia Tech a aprimorarem suas chances de empregabilidade”, afirma Rafael Ribeiro de Freitas, Gerente de Inovação e Novos Negócios da Kroton, detentora da Pitágoras.

Os cursos oferecidos na Academia Tech foram listados como profissões de alta demanda para os próximos anos, segundo rankings e pesquisas de instituições reconhecidas como LinkedIn, Google e Robert Half, possibilitando formação em áreas que demandam capacitação específica como Computação em Nuvem, Devops e Blockchain, entre outras.

Segundo Rafael, o grande volume de vagas previstas para o setor até 2025 configura uma oportunidade para profissionais em busca de recolocação ou de melhores empregos. “Esses profissionais terão tempo para realizar uma graduação de qualidade, desenvolvendo as soft skills e se preparando para ocupar posições que almejam no mercado de trabalho”, explica.

Confira a lista de cursos oferecidos pela Academia Tech:

 

1.      Engenharia de Software

2.      Processamento de Dados

3.      Blockchain, Criptomoedas e Finanças na Era Digital

4.      Tecnologia em Jogos Digitais

5.      Gestão da Tecnologia da Informação 

6.      Gestão de Sistemas de Informação 

7.      Sistemas para internet

8.      Redes de Computadores 

9.      Computação em Nuvem 

10.   Inteligência de Mercado e Análise de Dados

11.   Arquitetura de Dados

12.   Ciência de Dados

13.   Cibersegurança

14.   Análise e Desenvolvimento de Sistemas

15.   Marketing Digital 

16.   DEVOPS  

17.   Desenvolvimento Web

18.   Desenvolvimento Back End 

19.   Desenvolvimento Mobile

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Clínica de Recuperação em João Pessoa – PB

Artigo Anterior

Projeto inovador quer transformar a educação técnica em Minas Gerais

Relacionados