Teatro de objetos “E Se o Oceano” integra a programação da Festa da Francofonia

OLYMPUS DIGITAL CAMERA


E Se o Oceano – Divulgação.

Iniciativa da Aliança Francesa traz a Belo Horizonte a Companhia La Fabrique des Petites Utopies

Uma arte que atravessa os séculos, o Teatro de Objetos é capaz de transportar o público aos mais diferentes universos e histórias e é uma das atrações da Festa da Francofonia em 2022. A Aliança Francesa de Belo Horizonte e seus parceiros convidam a companhia francesa La Fabrique des petites utopies para apresentar o espetáculo “E Se o Oceano”. A peça acontece no dia 18 de março, às 10h e às 15h, no Teatro Raul Belém Machado do Espaço Cênico Yoshifumi Yagi. As duas apresentações previstas na capital mineira são para estudantes de cerca de 11 anos, com grupos fechados e agendados diretamente com as escolas.

“E Se o Oceano” é um show sobre a magia dos mares e oceanos. Na narrativa, Adèle, uma criança fantoche, brinca em sua caixa de areia. Ali ela viverá três histórias que prometem encantar o público. A trajetória mostra desde como a vida começou na água até um mergulho para entender porque os humanos precisam dos oceanos.

Fundada em 2000, La Fabrique des petites utopies é uma empresa itinerante e cosmopolita, inspirada nos teatros nômades da África que Bruno Thircuir (um dos integrantes) descobriu no Benin. Ele se reconecta com uma tradição de roaming que o vigésimo século com suas duas guerras mundiais e sua economia de mercado minou.

Por meio de seus espetáculos, buscam contar o mundo de hoje de forma político-poética com criações na encruzilhada das artes do teatro, da marionete, do circo e valorizando uma estética de materiais reutilizados.

No mês de março, cidades do mundo inteiro se juntam à Organização Internacional de Francofonia para realizar a Festa da Francofonia. Em Belo Horizonte, em uma iniciativa da Aliança Francesa, 8ª edição conta com uma rica programação gratuita que inclui mostras de cinema, concertos, teatro, exposições e muito mais.

A realização da Festa da Francofonia em Belo Horizonte é do Serviço de Cooperação e Ação Cultural da Embaixada da França para o Estado de Minas Gerais, da Aliança Francesa Belo Horizonte, do Consulado Honorário da França, do Wallonie Bruxelles International e do Campus France Brasil. O evento tem o apoio da Coordenação Nacional das Alianças Francesas do Brasil, do Institut Français, da Embaixada da Bélgica, da BiblioMaison, da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado, do Centro Cultural Unimed-BH Minas, da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Bonfilm, do Cine Theatro Brasil Vallourec e do Sesc Palladium.

 

SERVIÇO

Aliança Francesa

Festa da Francofonia

Teatro de Objetos “E Se o Oceano” 

Data: 18 de março, às 10h e 15h

Local: Espaço Cênico Yoshifumi Yagi – Teatro Raul Belém Machado (R. Leonil Prata, s/n – Alípio de Melo)

Entrada gratuita para as escolas agendadas.

Informações:

francofoniabrasil.org

[email protected]

aliancafrancesabh.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Festa da Francofonia tem Clube do Livro com presença da escritora Adeline Dieudonné

Artigo Anterior

Festa da Francofonia conta com concertos do pianista Theo Fouchenneret com Orquestra Sinfônica de Minas Gerais

Relacionados