Especialista revela alguns mitos e verdades sobre o tema. Confira
As empresas estão investindo cada vez mais em todas as possibilidades que a internet tem a oferecer. “O Marketing Digital se tornou ainda mais confuso durante a pandemia. Embora ele possa oferecer resultados expressivos para empresas de todos os tamanhos, muitos gurus vendem a ideia que é possível vender muito sem investimento. E isto é um grande erro”, explica a especialista em marketing e proprietária da MAB Comunicação, Mariana Braga.
É preciso estudar as estratégias de acordo com cada empresa e serviço. “Coleta de dados, técnicas de engajamento com o público, conversão, tráfego, SEO e conteúdo orgânico. Tudo isso tem que ser estudado em conformidade com os objetivos da empresa e com a lei. Assim, a equipe de Marketing pode criar um projeto que possa difundir nos canais de comunicação digitais aquilo que é mais importante para a marca e, dessa forma, atrair potenciais clientes”, frisa.
Além disso, os profissionais de marketing precisam estar em constante aprendizado sobre as novas ferramentas do mercado para aplicá-las da melhor forma. “Não é um processo simples como muitos gurus da área prometem. As técnicas exigem esforço, conhecimento e acompanhamento para que os resultados sejam alcançados”, completa Mariana.
Mitos e verdades
A especialista separou alguns pontos mais comuns que geram dúvidas sobre o assunto. Veja:
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“Marketing digital pode ser feito por qualquer pessoa”
MITO – Apesar de cursos sobre a área estarem sempre em alta na internet, as técnicas que envolvem a divulgação de produtos e serviços em canais digitais são mais complexas do que imaginamos.
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“Público-alvo é diferente de persona”
VERDADE – O público-alvo é um número de pessoas muito mais abrangente e genérico do que a persona. Por exemplo, quando definimos o público-alvo em uma campanha para vender um plano de saúde, podemos mencionar que são idosos, de classe média alta e que moram no estado de Santa Catarina. Já a persona é muito mais detalhada: com base na coleta de dados, podemos definir que nossa persona é uma mulher de 60 anos, com dois filhos, aposentada e que vive na cidade de Florianópolis, no bairro dos Ingleses. Sem ela, muitas vezes temos um objetivo menos assertivo.
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“Com o Marketing Digital vou ganhar muito dinheiro em pouco tempo”
MITO – Essa é uma promessa que muitos gurus das redes sociais fazem para que você acredite que operar como um profissional da área lhe tornará rico em uma semana. Às vezes, até mesmo os próprios clientes que contratam profissionais de marketing acreditam que, com as técnicas implementadas para a divulgação de seus produtos e serviços, o sucesso é certeiro e alcançado em poucas horas.
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“As redes sociais são importantes canais no Marketing Digital”
VERDADE – Sabemos que plataformas de interação com o público, como as redes sociais, são excelentes ferramentas para divulgar uma marca e alavancar vendas. De acordo com uma pesquisa lançada em 2018 pelo State of Social Video, 73% dos clientes são impactados pelas redes sociais na hora de fazer uma compra.
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“Quanto mais seguidores e curtidas eu tiver, melhor!”
MITO – É claro que o número de seguidores e curtidas são fatores a serem analisados para identificar avanços da marca nas plataformas digitais. Porém, de nada adianta ter muitos seguidores e curtidas se seus produtos ou serviços não atraem a atenção do público e não são vendidos. Além de engajamento, é preciso que haja interesse das pessoas no que você está vendendo.
O marketing digital é bastante complexo. Por isso, a importância de ter um profissional da área na sua equipe. “Ele saberá as melhores técnicas, ferramentas e te ajudará a definir e conquistar mais clientes”, finaliza.
Fonte: Mariana Braga, proprietária da Mab comunicação e especialista em marketing digital. @mabcomunicacao.
Foto: Divulgação