Nem toda mancha no dente representa cárie

Imagem: Blog Briller.


Professora de Odontologia da Estácio Belo Horizonte esclarece causas e orienta como deve ser feita a higiene em bebês e crianças

Manchas nos dentes dos bebês e das crianças nem sempre indicam cárie, mas exigem atenção dos pais. Segundo a professora de Odontologia da Estácio Belo Horizonte, Dra. Carolina Freitas Lage, algumas regiões tendem a pigmentar-se mais facilmente:

“As manchas podem ter diversas causas, como traumatismo, pigmentação extrínseca que vem da alimentação ou mesmo da desmineralização do dente causada pela cárie dentária. A diferença entre elas dependerá da história clínica e da localização. Por isso, é fundamental a visita ao dentista para um exame clínico e correto diagnóstico. Importante lembrar que ainda é possível a presença de manchas desde o nascimento dos dentes, que podem ser decorrentes de má formações no dente por traumatismos, infecções ou outras alterações que precisam ser avaliadas por um cirurgião dentista”, explica a professora, que é doutora em Odontopediatria.

A dentista destaca que o primeiro sinal de cárie dentária se dá por meio de uma pigmentação branca em regiões com acúmulo de placa bacteriana (restos alimentares e sujeira). “Essas manchas podem ser opacas ou brilhantes, lisas ou rugosas, e podem evoluir para a cavidade. A visita periódica ao dentista e a manutenção de uma boa higiene bucal são ações fundamentais para prevenir manchas e garantir a ausência de outras alterações dentárias”, esclarece.

De acordo com a especialista, antes da chegada do primeiro dente a higiene deve ser feita somente em casos de mal cheiro na cavidade bucal usando uma gaze com água: “Pois o colostro do leite que fica aderido à mucosa é um fator de proteção contra doenças como candidíase, entre outras”, afirma.

Já a escovação deve se iniciar a partir do nascimento do primeiro dente. “A higienização deve ser feita por um adulto responsável até que a criança tenha coordenação motora suficiente. A escova deve ser macia e com a cabeça pequena e deve ser usada pasta de dente com flúor desde o primeiro dentinho, mas é fundamental verificar a quantidade e concentração para cada faixa etária. Crianças de 0 a 3 anos devem usar uma quantidade de pasta de dente similiar a um grão de arroz; acima de 3 anos devem usar uma quantidade semelhante a um grão de ervilha. Toda pasta de dente deve conter uma concentração de pelo menos 1.000 ppm de flúor. Os movimentos para a limpeza podem ser de vai e vem e circulares, repetindo-os em uma média de 10 vezes em cada região”, informa.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Rock In Rio terá palco 100% reciclável

Artigo Anterior

Acuruí será palco do festival “Das Montanhas e Águas de Minas” de 13 a 15 de maio

Relacionados