Indústria deve contratar 9,6 milhões de profissionais qualificados até 2025; áreas de Engenharia são destaque

Handsome business man engineer in hard hat in a building


Mapeamento indica profissões com maior demanda no mercado de trabalho 

De acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o Brasil deverá qualificar 9,6 milhões de pessoas até 2025 para responder às demandas projetadas pelo setor industrial. As informações fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025 e indicam que, do total apresentado, 2 milhões de pessoas precisam de formação inicial para serem inseridas no mercado no lugar de funcionários inativos ou em novas vagas.  

Segundo a pesquisa, os setores com maior necessidade de trabalhadores formados são o de metal e mecânica, o de construção, de logística e transporte e o de alimentos e bebidas. Para o professor Wilquer Ferreira, do curso de Engenharia de Produção da Faculdade Pitágoras, as áreas das engenharias terão destaque no cenário previsto.

“A grande indústria está prestes a sofrer uma forte movimentação com a chegada de novos profissionais”, afirma o docente. “As organizações necessitam de um olhar clínico para as novas demandas dos consumidores e da sociedade em geral, o que presume uma abordagem disruptiva e sustentável para novos produtos, processos e o cuidado com as pessoas. Neste contexto o engenheiro possui um papel de destaque”, continua Ferreira.

No caso específico dos engenheiros de produção, as atribuições contemplam a gestão de tecnologias e processos, além do fluxo de materiais, pessoas e recursos financeiros. O profissional graduado domina técnicas de administração e conceitos econômicos para otimizar as operações e o nível de serviços de uma instituição. “O engenheiro de produção vem para melhorar a dinâmica da empresa e dar fluidez aos processos organizacionais”, pontua.

Dentro da indústria, o especialista será responsável pelo desenvolvimento organizacional e pelo elo entre as metas estabelecidas pela administração superior e o desempenho operacional. “Cada vez mais, as empresas buscam por profissionais da área de engenharia de produção para gerenciar atividades que demandam poder de decisão”, afirma. “Outras áreas dentro dessa chave como a Elétrica, Mecânica, Civil, entre outras, também estão abrindo caminho no meio industrial”, finaliza o docente.

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Polícia faz ação contra desvio de cargas no Rio

Artigo Anterior

Anabolizantes aumentam risco de obesidade e outros problemas de saúde

Relacionados