Restaurante Helena abre as portas no bairro Belvedere com uma gastronomia contemporânea inspirada no Afeto



Restaurante Helena – Foto Junia Garrido.

 

Nova casa é uma parceria com a Grand Cru – importadora de vinhos e com a Carapreta, especializada em carnes nobres

Com versatilidade e alma familiar nasce o Helena – cozinha com alma, primeiro restaurante do chef Arlen Fortes, recém-inaugurado no bairro Belvedere, em Belo Horizonte. O nome é uma homenagem à sua mãe e inspira uma cozinha afetuosa e cheia de mineiridade, com técnicas contemporâneas. O menu é assinado, também, pela chef Paula Moniccelli.

A casa funciona anexa à loja da maior importadora de vinhos da América Latina, a Grand Cru, que fornece uma gama de rótulos de diversas nacionalidades e estilos para que o sommelier tenha opções para harmonizar com os pratos. Outra parceira importante é a Carapreta, responsável pelos cortes de carnes nobres servidos no restaurante.

Na cozinha, a proposta é trabalhar produtos locais e empresas mineiras, “mantendo um ciclo harmônico com os produtores, sempre com ingredientes livres de aditivos químicos ou industrializados, com respeito aos clientes que confiam na boa alimentação”, afiança o chef Arlen Fortes.

Entre outros pratos, o menu contempla steak de chorizo acompanhado de batatas roquefort; T-bone de cordeiro ao molho do chef com legumes braseados; galeto de Minas acompanhado de maionese e farofa da fazenda; além de produtos da Tonini Charcutaria Artesanal. Pautados pela versatilidade, ainda traz opções como camarão ao molho thay e moqueca de lagosta.

Para Fortes, além de fortalecer a economia local, “trabalhar com produtos sabendo sua origem faz toda diferença”. Os fornecedores Matuto Alimentos e a Aves de Minas, são exemplos deste processo, pois têm com base a alimentação orgânica e o enriquecimento ambiental, o que diminui o estresse dos animais e impacta na qualidade da carne.

Para a chef Paula Moniccelli, além da cozinha afetiva e da valorização dos produtores locais, um dos focos do Helena é a experiência final do cliente. “Mesclamos uma referência contemporânea internacional com a gastronomia mineira e o nosso maior objetivo é que o cliente tenha uma experiência completa, desde o ambiente intimista, uma boa música, a escolha de um vinho de qualidade, finalizando com o prato à mesa”, comenta a chef.

 

Sobre o chef Arlen Fortes

Na área gastronômica há 14 anos, o chef Arlen Fortes foi instrutor de gastronomia no Senac/MG, e professor no Instituto das Américas. Atuou em cozinhas de alto nível como a do Google, Templo Cervejeiro e o famoso Vila Chalezinho. Em sua trajetória também passou pela Argentina e Uruguai buscando se aperfeiçoar no mundo das carnes. Em Belo Horizonte conduziu restaurantes, pizzarias e bares conceituados. Atualmente assina o cardápio do Helena e do Vila Chalezinho, situado no Vila da Serra.

Sobre a chef Paula Moniccelli

Formada em gastronomia pelo Centro Universitário UNA, Paula Moniccelli atua na área profissionalmente desde 2016. Já passou pelas sofisticadas cozinhas do Grande Hotel Ronaldo Fraga, Casa Cor Minas e foi subchef do Templo Cervejeiro durante dois anos. Atuou como personal chef e atualmente assina o menu do restaurante Helena, ao lado de Arlen Fortes.

 

Sobre a Grand Cru

A Grand Cru é a maior importadora e distribuidora especializada em vinhos de qualidade da América Latina. Com sólida atuação omni-channel, oferece mais de 1.000 rótulos do mundo todo em quase 80 pontos-de-venda de Manaus a Porto Alegre. Além das franquias e operações próprias, tem e-commerce, clube de vinhos e distribuição aos melhores restaurantes, hotéis e empórios. Com mais de 20 anos de tradição, é reconhecida como sinônimo de qualidade pela experiência única que proporciona aos apaixonados por vinhos.

Sobre a Carapreta

A Carapreta é uma empresa de proteínas nobres 100% brasileira que segue padrões internacionais de qualidade e sustentabilidade, oferecendo aos consumidores produtos com garantia de origem e produzidos em um modelo único no país. Nossos cortes são o resultado de uma cuidadosa seleção genética focada em marmoreio, acabamento de gordura de cobertura, precocidade adequada e maciez. Socialmente justa, ambientalmente correta e compromissada com o bem-estar animal, a Carapreta é o resultado de um propósito: tornar-se uma referência mundial de excelência ao oferecer o que há de mais inovador na produção de proteínas animais.

SERVIÇO:

Restaurante Helena

Funcionamento: quarta e quinta-feira, das 17h às 23h.

Sexta-feira, das 17h a 00h.

Sábado, das 10h a 00h.

Domingo, das 10h às 16.

Endereço: Av. Celso Porfírio Machado, 114, Belvedere – Belo Horizonte

Capacidade: 70 pessoas

Reservas: (31) 98475-1015

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Primeira Edição do Festival Épopbh acontece na capital mineira

Artigo Anterior

Venezuelanos representaram maioria de pedidos de refúgio em 2021

Relacionados