Metaverso: o futuro que já chegou para ficar



Entenda como esse conceito de realidade virtual tem impactado o marketing digital; confira dicas para se adequar e sair na frente

Em 2021, a empresa que se tornou a maior líder de redes sociais no mundo, Facebook, alterou seu nome para “Meta” e colocou em evidência o Metaverso, uma rede virtual que tenta replicar a realidade. Atualmente, quando se fala em tecnologia, esse é um dos assuntos mais comentados. No entanto, por ser algo relativamente novo, as dúvidas surgem na mesma proporção.

O fato é que o Metaverso chegou para, de fato, mudar a realidade e provocar novas tendências no mercado, como no Marketing Digital que, hoje, é uma das principais ferramentas de posicionamento e relacionamento nas redes sociais. O estrategista e especialista em Marketing Digital, Fábio Pontes, explica que ainda não é possível especificar totalmente quais serão as mudanças de consumo, costumes e comportamento que o metaverso pode trazer. “O que se sabe é que esse é um ‘universo’ novo, e, como toda novidade, há muito espaço e potencial para desenvolvimento, o que poderá gerar grandes oportunidades, sejam econômicas, no mercado de trabalho, em relacionamentos, assim como desafios em conhecimento, domínio da tecnologia, possibilidade de acesso por mais pessoas, investimento e etc”, comenta.

Oportunidades X Desafios

Fábio ainda destaca que o metaverso vem se destacando como um novo canal de relacionamento com as pessoas, assim como oportunidade de negócios, além de um grande espaço de experimentação e aprendizado. “Além disso, no caso de empresas de maior porte, é uma excelente oportunidade de investir em publicidade”, acrescenta.

No entanto, o estrategista ressalta que também existem alguns obstáculos. “Os desafios técnicos ainda precisam ser superados para que as experiências do metaverso se tornem completamente convencionais e acessível a mais pessoas, ampliando sua disponibilidade”, cita.

O que fazer

Em um  momento como o atual, Fábio destaca que é necessário acompanhar o fluxo e se adaptar, caso queira se encaixar no universo digital. “Para nós, profissionais de marketing, é o momento ideal para adotar uma mentalidade de testar e buscar aprender, assim como estar aberto a experimentos e passar rapidamente do fracasso e aproveitar o sucesso. Para o trabalho, o metaverso representa uma oportunidade de envolver os público de maneiras totalmente inovadoras, ao mesmo tempo em que podemos trabalhar na gestão de inovação das marcas em novas oportunidades”, declara.

E para quem ainda está começando nesse meio, sem conhecimento profissional, Fábio indica que o melhor caminho é procurar especialistas para que possam orientar e dar diretrizes sobre a tecnologia, bem como do processo de inserção. “Por isso, as marcas devem avaliar as competências de que precisarão, assim como identificar quais já possuem e quais devem adquirir e nomear alguém para liderar o desenvolvimento e a execução de uma estratégia coerente de captura de rentabilidade para o negócio”, complementa.

Por fim, o consultor ainda frisa que, apesar de ‘novo’, o Metaverso já oferece às empresas amplas oportunidades para construção e desenvolvimento de marcas e estratégias de marketing. “Assim, apesar da existência dos limites tecnológicos atuais, como o acesso à internet e conhecimento amplo da população, entendo que, provavelmente, não serão grandes obstáculos para a efetivação da tecnologia no Brasil. Por isso, aquele profissional do marketing ou empresa que tiverem a frente, poderá aprender e encontrar sucesso no metaverso”, garante.

Fonte: Fábio Pontes (@fp.consulting), Estrategista e Consultor de Negócios e Marketing. É CEO da FP.CONSULTING, especialista em Marketing Digital e advogado.

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