Livro lançado na Academia Mineira de Letras celebra o centenário de nascimento do acadêmico Oscar Dias Corrêa



AML – Foto Guto Cortes.

Livro será lançado no dia 22/08 e foi organizado por José Eduardo Gonçalves e Rogério Faria Tavares tem perfil biográfico assinado por João Carlos Firpe Penna

Idealizado pelos filhos Ângela e Oscar Júnior, o livro “Centenário de Oscar Dias Corrêa – uma vida para a história” celebra a memória de um homem público notável, que honrou de forma exemplar todos os cargos que ocupou e as atividades às quais se dedicou. O volume será lançado no dia 22 de agosto, às 19h30, na Academia Mineira de Letras.  

Com o texto da ‘orelha’ de autoria da escritora Nélida Piñon, a publicação, editada pela Conceito Editorial, foi organizada por José Eduardo Gonçalves e Rogério Faria Tavares. O livro mereceu perfil biográfico de João Carlos Firpe Penna e ainda traz um alentado caderno de imagens, com mais de sessenta fotos inéditas de Oscar Dias Corrêa, desde a infância, em Itaúna, até o Rio de Janeiro, passando por Belo Horizonte e Brasília.

Na biografia, é possível acompanhar toda a trajetória do menino nascido no interior de Minas, em 1921, desde a juventude e a formatura em Direito, já na Capital, até o desempenho das funções de Deputado Estadual, Secretário de Educação no Governo Magalhães Pinto, Deputado Federal, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro da Justiça no Governo Sarney.

Também são narrados no livro os momentos mais marcantes da vida de Oscar Dias Corrêa, como a dura oposição aos governos de Juscelino Kubitscheck em Minas e na presidência da República; o abandono da vida pública após a decretação do AI-2, que extinguiu os partidos políticos, entre eles a UDN, da qual Oscar foi um dos fundadores; e a sua eleição para a cadeira de número 3 da Academia Mineira de Letras, em 1970.

         A posse no Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a eleição, em 1989, para a Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Menotti del Pichia, são outros episódios contados no livro, que traz, ainda, uma lista completa e pormenorizada de todos os livros escritos por Oscar Dias Correa, tanto no campo da Economia Política e do Direito Constitucional, quanto na Ficção (de que é exemplo o livro “Brasílio”, de 1968) e na Poesia. Sua carreira acadêmica e os postos ocupados na gestão universitária são, igualmente, detalhados no volume.

        “Centenário de Oscar Dias Corrêa – uma vida para a história” inclui, também, os depoimentos de Angelo Oswaldo de Araújo Santos, Arno Wehling, Carlos Mário da Silva Velloso, Francisco Rezek, Ives Gandra, José Sarney e Ronaldo Costa Couto, personalidades que com ele conviveram em diferentes épocas da vida.

SERVIÇO

Academia Mineira de Letras

Lançamento do livro “Oscar Dias Corrêa – uma vida para a história”

Data: 22 de agosto, ás 19h30

19:30 horas

Local: Academia Mineira de Letras (Rua da Bahia, 1466, bairro de Lourdes)

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Rio restabelece parte dos serviços atingidos por ataque hacker

Artigo Anterior

Seleção brasileira fará amistosos contra Gana e Tunísia em setembro

Relacionados