Paulo Leminski é tema de palestra na Academia Mineira de Letras



Renata Moreira – Divulgação.

Renata Moreira apresenta palestra em vídeo que estará disponível no dia 16 de agosto no canal de Youtube da AML

Um dos escritores mais populares das últimas décadas é tema de palestra na Academia Mineira de Letras. professora Dra. Renata Moreira apresenta “Paulo Leminski, um caprichoso relaxado”, oferecendo uma abordagem diferenciada sobre o autor. O público pode conferir o vídeo a partir das 11h do dia 16 de agosto, no canal de YouTube da AML.

O evento acontece no âmbito do Plano Anual de Manutenção AML (PRONAC 203709), realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH – por meio do incentivo fiscal de mais de cinco mil e duzentos médicos cooperados e colaboradores – e da CEMIG. Copatrocínio da Tambasa.

A palestra irá abordar parte do percurso de Paulo Leminski, especialmente relacionando sua mais conhecida veia de poeta rápido ao lado de ensaísta, tradutor e estudioso dos processos poéticos. Pretende-se dar a ver ao público outras facetas menos célebres de sua produção poético-intelectual.

A palestrante ressalta que durante a apresentação, embora se detenha sobre os versos mais conhecidos do autor, o público também vai conhecer outros aspectos menos triviais de sua produção.

Além das palestras e entrevistas on-line inéditas que integram sua programação, a Academia Mineira de Letras disponibiliza mais de 300 palestras já realizadas, para que o público possa ver e rever.

Sobre a palestrante:

Renata Moreira possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com tese sobre o ensaísmo de Paulo Leminski (2011). Atualmente, é docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens (Linha 4 – Edição, Linguagem e Tecnologia); do Bacharelado em Letras – Tecnologias da Edição e do ensino médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Coordena, junto a Ana Elisa Ribeiro e Maria do Rosário Alves Pereira, o grupo Mulheres na Edição (CEFET-MG) e com elas participa do projeto de pesquisa sobre Mulheres Editoras no Brasil (Fapemig). Editora da Vinco – Revista de Estudos de Edição (ISSN 2764-2798) com Ana Elisa Ribeiro e Wagner Moreira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Edição.

SERVIÇO:

Palestra on-line ” Paulo Leminski, um caprichoso relaxado ” com Renata Moreira

Data: a partir de 16 de agosto, às 11h

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

 

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando à formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, fomentar a economia criativa, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$155 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, fundos do Idoso e da Infância e Adolescência, com o apoio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores da Unimed-BH. No último ano, mais de 6,5 mil postos de trabalho foram gerados e 4,8 milhões de pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Acesse www.institutounimedbh.com.br  e saiba mais.

Cemig

De onde vem a nossa força?

 A Cemig, maior patrocinadora cultural de Minas Gerais, acredita na importância e na valorização da arte e da cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social de uma população como possibilidade do alcance de um futuro melhor para as novas gerações.

 A preocupação da empresa em promover a socialização e a democratização do acesso aos bens culturais do estado se baseia principalmente no compromisso da Cemig com a transformação social e inclusão, uma oportunidade de dialogar e trazer melhorias para a comunidade.

 Nossa força também vem da cultura. Saiba mais em www.cemig.com.br

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Consumidores apresentam quase 1 milhão de reclamações na Anatel

Artigo Anterior

Festival Novos Encontros reúne atrações para todas as idades no Parque Municipal, dias 13 e 14 de agosto

Relacionados