Residente do “IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto”, Josi, vence o Prêmio Pipa



Da direita para a esquerda Bel Gurgel, diretora artística do IA; Valquiria Prates, curadora do nosso Programa de Residência Artística; Josi; e PompeaTavares, assistente de curadoria do Programa de Residência Artística.

 

Josi participou do programa com a temática “Ofício” no 1º semestre

Josi, uma das participantes do Programa de Residência Artística 2022 do IA – Instituto de Arte Contemporânea de Ouro Preto, que conta com o patrocínio da Gerdau, foi contemplada com o Prêmio PIPA, um dos mais relevantes do país. Ela foi um dos quatro artistas premiados nesta edição e participará de exposição especial no Paço Imperial (RJ), além de mostra paralela com as novas aquisições e comissionamentos do Instituto PIPA. Josi participou do Programa do IA com a temática “OFÍCIO” e concluiu sua residência em 21 de junho, sob orientação das curadoras Tainá Azeredo e Valquíria Prates.

Durante a residência, Josi mergulhou no tema OFÍCIO, que propôs a possibilidade de construir sentidos com participantes interessados em conceitos e temas relacionados ao assunto. Ao longo do processo, ela e os outros participantes discutiram o fazer e suas técnicas implicadas em cada trabalho, o conjunto de saberes envolvidos em cada ofício, os modos de fazer com o corpo, com o outro, em comunidade, a poiesis, os legados do trabalho e muito mais.

Em sua trajetória no IA, Josi revelou os ofícios invisíveis, as conversas fiadas, um olhar para os processos de manutenção doméstica da vida: fazer a comida, lavar a roupa, quarar panos. Transformar o que observa em pintura, escultura e estruturas que só podem existir a partir de amarradinhos e nós que reúnem partes em um encontro de tensões e resistências. O trabalho nasceu do desejo de aprender com o tempo de cada coisa e de trançar ficções entre realidades cotidianas. Seu trabalho pode ser conferido na mostra virtual coletiva “Canteiro Comum” em https://padlet.com/ia_ouropreto/processosabertos_oficio.

“É uma alegria compartilhar deste momento com a Josi. Motivar e estimular artistas contemporâneos do Brasil e, principalmente de Minas Gerais é, certamente, uma realização”; comenta Bel Gurgel, diretora artística do IA.

 Natural de Itamarandiba-MG, cresceu em Carbonita no Vale do Jequitinhonha, Josi ergue “fervura de se juntar inteira, a partir de um trançar de saberes ouvidos, testemunhados ou que vão inscritos na musculatura das mãos: as artesanias várias, pintura, lavação de roupa, o fiar, a escrita, desenho, a cozinha, a cerâmica…”.

Há mais de dez anos o Instituto PIPA divulga a arte e artistas brasileiros estimulando a produção nacional de Arte Contemporânea. Esse é um dos principais prêmios de arte do Brasil, fomentando e potencializando a arte e os artistas.

Total
0
Shares
Deixe um comentário
Próximo Artigo

Minas Gerais é o maior produtor nacional de Cachaça

Artigo Anterior

MPRJ questiona contratações no Ceperj e pede suspensão de pagamentos

Relacionados